A deputada estadual Daniella Ribeiro, do Partido Progressista, pré-candidata ao Senado, revelou hoje que está se ultimando o processo de decisão sobre partidos e esquemas políticos com quem o PP vai se coligar nas eleições de outubro na Paraíba. Ela salientou que passos decisivos foram dados nos últimos dias em reuniões e articulações promovidas pelo PP, coordenadas pelo seu irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do governo Michel Temer na Câmara. Daniella confirmou que há uma tendência majoritária, dentro do PP, favorável a uma composição com a pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao governo do Estado, mas foi enfática ao registrar que o tema ainda está no plano da discussão.
Daniella explicou que a sua pré-candidatura ao Senado nasceu da aspiração natural do partido em compor chapa majoritária e, no seu caso particular, do desejo de vir a ser a primeira senadora eleita pela Paraíba, assumindo compromissos com os interesses concretos da população. As declarações da deputada foram feitas em entrevista agora há pouco à rádio Pop FM, de João Pessoa, da Rede Paraibana de Notícias. A deputada admitiu que a atividade política, por atitude de alguns que nela estão militando, está provocando um certo desconforto. Lamenta que esse estágio esteja acontecendo, mas sugere que há alternativas civilizadas que assegurem a militância política sem o recurso a expedientes mesquinhos que porventura produzam desestímulo.
A deputada admitiu, na entrevista, que há um desconhecimento por parte de parcelas da opinião pública quanto a atribuições do Senado e outras ações que a instituição possa desenvolver em benefício da coletividade. O nosso desafio é, exatamente, o de fazer chegar ao cidadão comum o máximo de informação acerca das competências do Senado e da contribuição que ele pode proporcionar nas mudanças reivindicadas pela sociedade, acrescentou. Daniella tem sido cortejada pelos três esquemas principais que disputam a sucessão estadual o que é liderado por Lucélio, o que é encabeçado por João Azevedo, do PSB, candidato in pectoris do governador Ricardo Coutinho, e o do MDB, titulado pelo senador José Maranhão, candidato ao Palácio da Redenção. Filha do vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, Daniella tem atuação marcante na Assembleia, coordenando uma Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, mas o raio de ação é abrangente e abarca outros temas, de natureza social.
Na entrevista à rádio Pop FM, Daniella Ribeiro pontuou que, no seu ponto de vista, a Saúde é o principal problema enfrentado pela população paraibana. Ressaltou que não ignora ações empreendidas em diferentes governos nesse segmento, mas entende que os avanços precisam continuar, extensivos, também, à Segurança Pública. Ela recordou que, independente de questões políticas e partidárias, manteve audiência com o governador Ricardo Coutinho tratando da questão da escalada de violência que afeta o Estado. De conformidade com suas palavras, a audiência foi requerida tendo em vista os elevados índices de criminalidade e as cobranças da população. Outras prioridades que constarão da sua plataforma como candidata ao Senado dizem respeito à geração de emprego e renda, que considera um desafio urgente da sociedade brasileira, ao aperfeiçoamento da Educação e a outros temas pontuais que eclodirem nas discussões no período de disputa propriamente dito.
Nonato Guedes