O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) vai aguardar até primeiro de agosto uma definição da direção nacional do seu partido em torno do seu futuro na disputa eleitoral deste ano. O parlamentar é cogitado para ser um dos candidatos ao Senado na chapa que será encabeçada por João Azevedo, pré-candidato do PSB ao governo do Estado. Em nota divulgada por sua assessoria, Couto explicou que entende todas as manifestações de aliados, eleitores e setores da imprensa paraibana acerca do seu destino político, mas prefere manter-se em silêncio sobre a possibilidade de concorrer ao Senado.
– Eu sou um homem de partido. Disse isso desde o início das discussões em torno de candidatura este ano e mantenho minha palavra. Sendo assim, caberá ao PT nacional decidir meu futuro e me oferecer as condições indispensáveis para a disputa expressou o parlamentar. E acrescentou: Quando digo isso, quero deixar claro que será uma prerrogativa da direção nacional estabelecer esse diálogo com o governador Ricardo Coutinho, aliado de primeira hora a quem muito respeito. O anúncio da decisão, seja ela qual for, deve partir do PT, já que nunca fui candidato de mim mesmo.
O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, revelou que o partido já decidiu apoiar a decisão que Luiz Couto resolver tomar quanto à disputa eleitoral, mas falou da preocupação com a necessidade de manutenção da representação petista na Câmara dos Deputados. É preciso que o parlamentar procure a direção estadual para dialogar e discutir a possibilidade de concorrer ao Senado. Eu, particularmente, sou muito simpático à tese de ter Luiz Couto como candidato a senador e sempre defendi isso dentro do PT, mas é importante que a legenda faça um movimento para não perder o mandato de deputado federal, adiantou. Nos bastidores, circulam versões de que o deputado estadual Anísio Maia poderá ser o candidato a deputado federal na vaga de Couto se este partir para o Senado.
Luiz Couto cumpriu agenda, ontem, em Campina Grande, Queimadas e no Congo e declarou que se põe como um soldado do partido, pronto a seguir as deliberações da instância partidária. Estou no Partido dos Trabalhadores para construir e agregar. A missão que me for dada será missão cumprida, com a confiança inabalável que tenho em Deus e a vontade intensa de contribuir para melhorar a vida dos paraibanos, finalizou.
Nonato Guedes