O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou o registro de 13 candidaturas a presidente da República nas eleições previstas para outubro, inclusive a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A disputa conta com personagens pouco conhecidos da opinião pública nacional como o Cabo Daciolo, que se inscreveu pelo Patriota. Ele foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2014. Nascido em Florianópolis, em 1976, ganhou notoriedade em 2011 por liderar a greve da categoria dos bombeiros, a que pertence, no Rio. Ele já foi filiado ao PSOL, PT do B e ao Avante. Tem como candidata a vice Suelene Batista.
Estão registrados ainda: Geraldo Alckmin, pelo PSDB, Ciro Gomes, pelo PDT, Guilherme Boulos, pelo PSOL, Henrique Meireles, pelo MDB, Jair Bolsonaro, do PSL, João Amoêdo, do Partido Novo, João Goulart Filho, do PPL, José Maria Eymael, do DC, Marina Silva, do Rede Sustentabilidade e Vera Lúcia, do PSTU. João Goulart Filho é poeta, filósofo, escritor e fundador do Instituto João Goulart. Filho do ex-presidente deposto pelo golpe militar de 64, foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT. José Maria Eymael disputa pela quinta vez as eleições presidenciais. É empresário há 46 anos nas áreas de marketing, comunicação e informática. Vera Lúcia é operária da indústria calçadista com trajetória no movimento sindical e popular. Nasceu no sertão pernambucano e se mudou ainda criança para Aracaju, Sergipe, com a família, fugindo da seca. Na capital sergipana trabalhou como datilógrafa e garçonete. É formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe.
Um detalhe curioso sobre o candidato Ciro Gomes: embora tenha tradição política no Ceará, onde foi governador, prefeito de Fortaleza e, no plano federal, ministro da Integração, ele é natural de Pindamonhagaba, São Paulo. Foi, também, ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e disputa a presidência pela terceira vez. Guilherme Boulos, que espera herdar votos do eleitorado de Lula numa eventual impugnação deste, é filósofo, psicanalista, professor e escritor. Passou a ser coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e tem como vice Sônia Guajajara, que é indígena, filiada ao PSOL. Marina Silva é outra que disputará pela terceira vez o Palácio do Planalto. Já foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e tem como candidato a vice Eduardo Jorge, filho do falecido reitor da Universidade Federal da Paraíba Guilhardo Martins Alves. Marina nasceu numa pequena comunidade chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, em Rio Branco, no Acre. Em 1984, ajudou a fundar a CUT no Acre e foi filiada ao Partido dos Trabalhadores. Nem o Patriota do Cabo Daciolo nem o PSTU da candidata Vera Lúcia fizeram alianças para a disputa presidencial. O PT, por sua vez, está coligado com o PCdoB e o PROS.
Nonato Guedes, com agências