18 ex-prefeitos da Paraíba estão na briga por cadeiras na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano e outros cinco tentam ser eleitos para a Câmara Federal. A lista, divulgada no jornal Correio da Paraíba, é completada com mais três ex-gestores que concorrem ao Senado e entre os projetos em pauta destaca-se a formação de uma bancada municipalista. Entre os ex-prefeitos que disputam vagas à Câmara Federal estão Manoel Júnior (PSC), que administrou Pedras de Fogo e atualmente é vice-prefeito de João Pessoa, a ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique, mulher do deputado estadual João Henrique e a ex-prefeita de Mataraca, Cláudia Alencar (MDB).
De acordo com levantamento feito, nas eleições deste ano 4,3% dos 601 postulantes que requereram registro à Justiça Eleitoral têm experiência em gestões municipais. Para o Senado concorrem Roberto Paulino, que já foi governador do Estado e prefeito de Guarabira, Cássio Cunha Lima, ex-prefeito de Campina Grande e Veneziano Vital do Rêgo, também ex-prefeito da Rainha da Borborema. A lista dos ex-prefeitos menciona Adriano Galdino (Pocinhos), Antônio Mineral (Areia de Baraúna), Anderson Monteiro (Esperança), Beto Brasil (Solânea), Pollyana Dutra (Pombal, Tião Gomes (Areia), Carlos Batinga (Monteiro), Athaydes Mendes (Branco), de Alhandra, Rubens Germano, de Picuí, Nabor Wanderley, Patos, Euda Fabiana Venâncio, de Cuité e Jacó Maciel, de Queimadas.
O Tribunal de Contas da Paraíba deixou claro, ontem, que está vigilante em relação a gestores que eventualmente venham a se utilizar da máquina pública para favorecer candidaturas que apoiam neste ano. O presidente da Corte, André Carlo Torres, voltou a chamar a atenção para o fato de que qualquer cidadão, candidato ou não, poderá efetuar denúncia de gastos irregulares que possam ter uma vertente das eleições, desequilibrando nitidamente o páreo, bastando recorrer ao telefone ou ao aplicativo Nosso TCE, fácil de acessar.
Da Redação