O Ministério Público Federal e representantes de instituições públicas e privadas, entidades de classe e sociedade civil lançam hoje à tarde no Recife a campanha Unidos contra a Corrupção com divulgação de um esboço de novas medidas de combate à apropriação indébita de recursos públicos e atos de improbidade na gestão pública. A apresentação cabe ao Procurador da República DeltanDallagnoll, coordenador da força-tarefa do MPF na Operação Lava-Jato e o evento, na Procuradoria da República de Pernambuco, conta com o apoio do Fórum de Combate à Corrupção no vizinho Estado.
A Paraíba se faz representar no acontecimento, que o procurador regional Fábio George Cruz da Nóbrega define como a iniciativa de uma coalizão de organizações e movimentos sem vínculos partidários, reforçados pela parceria com diversas instituições e pessoas de diferentes opiniões e ideologias. Entre os integrantes do movimento estão o Observatório Social do Brasil, o Instituto Ethos, Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Transparência Internacional Brasil. Por meio dessa articulação foram elaboradas setenta novas medidas contra a corrupção, como, por exemplo, aumentar o tempo para a prescrição de crimes ligados à administração pública e restringir o alcance do chamado foro privilegiado.
Neste ano, a campanha enfatiza que a principal ação contra a corrupção é o voto. A ideia é que os candidatos conheçam e se comprometam com as propostas antes, durante e depois do pleito. Também é uma oportunidade para que os eleitores escolham postulantes com um passado íntegro e comprometidos com a democracia e com as novas medidas, revela o procurador Fábio George. Ele explicou que as propostas agora apresentadas constituem um aperfeiçoamento do pacote das dez medidas contra a corrupção, originário da força-tarefa da Lava-Jato em 2015 e que recebeu o apoio de mais de 2 milhões de pessoas, porém, passou por substanciais alterações no Congresso Nacional. Para virar lei, as novas propostas necessitam do apoio popular.
Nonato Guedes