O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), revela-se empolgado com as adesões por parte de empresas do setor de tecnologia e inovação localizadas na Capital paraibana ao Pólo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec). Os representantes dessas empresas serão recebidos, amanhã, pelo gestor, em solenidade para a entrega dos certificados de adesão ao Pólo. O evento está previsto para as 9h na Estação Ciência e, além da entrega dos certificados, haverá entrega de formulários para preenchimento com informações básicas, bem como lista de documentos necessários para a deflagração do processo de adesão ao Pólo, que pode ser efetuado no próprio protocolo de atendimento da Receita Municipal.
De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, o Extremotec tem como principal finalidade fomentar um ambiente que incentive o setor de tecnologia e inovação e, ao mesmo tempo, consiga agregar instituições de ensino e pesquisa e o setor produtivo, proporcionando a troca de informações estratégicas entre as empresas e propiciando a incorporação de tecnologia de ponta e novas abordagens no processo produtivo de cada participante. Esta iniciativa poderá contribuir, decisivamente, para alavancar a economia de João Pessoa, segundo a expectativa do prefeito.
O Pólo ainda está em fase de formalização jurídica e, por enquanto, opera com um núcleo de transição constituído pelas secretarias de Ciência e Tecnologia, Receita Municipal de João Pessoa, além da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado, Sebrae e Universidade Federal. O secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira, membro da comissão gestora, salientou que este é o momento adequado para unir forças entre o poder público, academias e setor privado. Qualquer empresa do ramo de tecnologia e inovação pode fazer a solicitação de adesão ao Pólo e temos convicção de que chegou o momento de colocar João Pessoa no mapa das cidades tecnológicas fomentando o desenvolvimento e gerando emprego e renda, explicou o secretário em declarações ao repórter Adelson Barbosa dos Santos, do jornal Correio da Paraíba.
A comissão gestora formalizou convite a todos os interessados no segmento de tecnologia e inovação para participarem do evento, que também promoverá o intercâmbio de informações e fomento de assuntos inerentes às políticas de desenvolvimento da Capital. Na definição de Durval Ferreira, este evento será uma espécie de termômetro para as empresas que terão conhecimento da magnitude do setor de tecnologia e o potencial de inovação que o ramo possui em João Pessoa.
Da Redação, com assessoria