O publicitário paraibano Lucas Salles, junto com o conterrâneo Dinarte Nóbrega, compuseram a letra da música-propaganda do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) que será usada no Guia Eleitoral do postulante, em vias de começar. O mote da campanha Muda Brasil, de Bolsonaro, que aparecerá com chapéu de couro nordestino, começará com o som de um triângulo para embalar a letra composta por Lucas e Dinarte. A temática rural aliás, vai ser dominante em programas eleitorais de outros presidenciáveis, informa a revista Istoé.
O candidato do MDB, Henrique Meirelles, contratou o marqueteiro Chico Mendez, cujo desafio é torná-lo mais conhecido. Por isso, os primeiros programas o apresentarão como slogan Chama o Meirelles, ao explicar que ele foi chamado para salvar a economia de dois governos distintos o de Luiz Inácio Lula da Silva e o de Michel Temer. Meirelles lançará mão de um jingle que foi testado na convenção homologatória da sua candidatura: Quando tem fogo, você chama o bombeiro/Quando tem dor, você chama o doutor/Mas quando você quer a esperança de volta/Chama o Meirelles que ela bate à sua porta, ao som de moda de viola, música típica de Goiás, seu estado natal.
A maioria dos candidatos, contudo, usará jingles com músicas nordestinas como forró, xote e baião, na tentativa de atrair eleitores do Nordeste. O jingle do presidenciável Ciro Gomes, do PDT, será apresentado por um grupo tradicional de forró do Ceará, seu estado natal. Lucas Salles já explicou que em face do pouco tempo de Bolsonaro no Guia Eleitoral apelará para a criatividade, junto com sua equipe. O candidato do PSDB Geraldo Alckmin vai destoar um pouco: para animar o slogan Geraldo eu vou, haverá música gospel, usando teclado e coral. Se essa parafernália tecnológica na TV vai alterar o voto dos eleitores, é uma incógnita para candidatos e respectivos comitês. Mas a ordem é chamar a atenção, quebrando a apatia que habitualmente os Guias Eleitorais despertam.
O candidato do Podemos, Álvaro Dias,que além do horário gratuito terá três comerciais por dia, vai adotar como slogan Álvaro Dias fala e faz, pretendendo gastar a maior parte do seu tempo explicando como irá fazer a refundação da República, que constitui o seu principal mote e que não é, propriamente, inovador, já que foi usado pelo PSDB e DEM em épocas recentes da história política brasileira. Dias se apresentará com a imagem de bom congressista e de gestor competente quando governou o Paraná, Estado por onde se reelegeu senador em 2014, alcançando quase 80% dos votos.
Nonato Guedes, com agências