A apresentação dos candidatos ao Senado pela Paraíba, que marcou a abertura do Guia Eleitoral deste ano, foi pontuada por promessas, avaliações críticas e exortações a eleitores. O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB, que postula a reeleição, teceu fortes críticas ao governo do presidente Michel Temer (MDB), por não ter correspondido a expectativas da sociedade em aspectos relevantes para o desenvolvimento do país. Cássio assegurou que se for reeleito, defenderá no Senado que o Brasil volte a ter estabilidade econômica, observando que a conjuntura atual gera instabilidade e insegurança para a população.
O candidato pelo PSOL, Nelson Júnior, por sua vez, exortou os eleitores paraibanos a não votarem em candidatos golpistas que traíram a vontade popular. Veneziano Vital do Rêgo, atual deputado federal e candidato a senador pelo PSB, depois de ter se aliado ao esquema do governador Ricardo Coutinho, disse no Guia que o tempo passou e que ele não está mais cabeludo, embora seja o mesmo de sempre. Numa alfinetada a ocupantes de mandatos senatoriais, o deputado frisou que o Senado não pode servir apenas para a aposentadoria de políticos de carreira.
No Guia Eleitoral da candidata do PP ao Senado, Daniella Ribeiro, que tenta ser a primeira representante paraibana do sexo feminino naquela Casa, foi exibida gravação da enfermeira Ana Maria destacando a importância da participação da mulher na política e explicando que por isso vota em Daniella Ribeiro. A candidata expressou, por sua vez, o ponto de vista de que, juntas, as mulheres podem renovar a forma de fazer política no Brasil.
Na parte destinada a candidatos a governador, o ponto que chamou a atenção no guia do PSB foi um diálogo entre o candidato João Azevêdo e o governador Ricardo Coutinho, com este abordando as dificuldades que enfrentou ao assumir a gestão, até hoje, e as conquistas que foram repassadas à população a despeito dos obstáculos. Já o candidato Lucélio Cartaxo, do PV, destacou que ele se tornou uma liderança reconhecida e que ajudou a melhor gestão de todos os tempos em João Pessoa, numa referência ao período administrativo empalmado pelo irmão gêmeo Luciano Cartaxo, que exerce o segundo mandato na Capital. José Maranhão, do MDB, disse que conhece a Paraíba e que entende a alma do paraibano, que sabe ser caloroso para celebrar as conquistas. Prometeu fazer um governo diferente, novo. Não faltam ideias na minha cabeça, disse.
Da Redação