O Parque da Lagoa Sólon de Lucena vai se tornar um local ainda mais inclusivo a partir desta quinta-feira (6). Isso será possível com a inauguração do projeto Bike sem barreiras, que vai disponibilizar gratuitamente bicicletas adaptadas para uso de pessoas com deficiência. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Uninassau e do Instituto ser Educacional, que tem como objetivo integrar este público aos espaços de convivência da cidade.
De acordo com Adalberto Araújo, superintendente da Semob, a parceria é mais uma forma de garantir inclusão e acessibilidade a todos os públicos. A obra do Parque da Lagoa teve toda uma preocupação de garantir espaços de inclusão, que acolhesse todos os públicos de forma eficiente e agora podemos dar mais um passo nesse sentido, afirmou.
O projeto Bike sem barreiras vai disponibilizar as bicicletas, que vão atender a pessoas com paraplegia, lesões medulares, deficiência visual e mielomeningocele, um problema relacionado à espinha dorsal. Cada bike terá um modelo diferente. A The Duet poderá ser utilizada por todos, suportando até 120 kg. A Handbike é destinado a usuários com lesões baixas e a Bicicleta Dupla para deficientes visuais, possibilitando que um monitor acompanhe o ciclista como guia.
A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, e a diretora pedagógica da Uninassau João Pessoa, Flávia Simonassi, são as madrinhas do projeto, que é permanente e funcionará todos os domingos das 8h às 12h, em frente às paradas de ônibus do Parque da Lagoa. No total, 50 monitores estarão envolvidos no projeto para auxiliar e orientar o uso dos equipamentos, sendo 12 a cada domingo. Para ter acesso aos equipamentos, o usuário precisa apenas levar um documento com foto para a realização de um cadastro prévio.
Fonte: PMJP