O deputado federal Luiz Couto (PT), que foi recomendado no Guia Eleitoral paraibano como candidato ao Senado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, atual vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai propor ao futuro gestor de preferência um petista que seu primeiro ato no Palácio doPlanalto seja a assinatura de decreto convocando referendo para revogar todos os atos da administração de Michel Temer que retiraram direitos dos trabalhadores. Antes, de acordo com Couto, o Poder Judiciário tem que tomar uma posição em relação ao ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba e tenta ser candidato a presidente da República.
– O ex-presidente Lula foi condenado sem provas, mas por mera convicção, por intuição, como se deu na Quarta Região. É o cúmulo do absurdo. Por intuição? Foi golpe mesmo verberou o parlamentar durante entrevista, ontem, no programa Correio Debate, da rádio 93,3 FM. Ao mesmo tempo em que se disse contrário à reforma da Previdência, Luiz Couto defendeu uma ampla reforma no Judiciário, sugerindo que os magistrados tenham mandatos, assim como os parlamentares têm. Ressaltou Luiz Couto que o Poder Judiciário também precisa de fiscalização, a exemplo do Parlamento e do Poder Executivo.
Explicando melhor a proposta de Assembleia Nacional Constituinte, o parlamentar petista apregoou uma ANC exclusiva, a partir de plebiscito, para que a população possa dizer claramente, com liberdade, o que deseja para os poderes da República. Quaisquer pessoas, no meu entendimento, poderiam ser eleitas apenas para integrar a Constituinte. Depois, voltariam para suas atividades, diferentemente do que aconteceu em 1988,quando houve eleições gerais no país e os congressistas eleitos se tornaram elaboradores da nova Constituição, permanecendo, a seguir, nos mandatos. No que diz respeito ao referendo, Couto acha que é fundamental para democratizar a participação da sociedade nas decisões. Luiz Couto reconheceu que há um descrédito da classe política, por culpa dos próprios políticos, mas, no que lhe diz respeito, assegura não haver nada que o desabone. É por isso que peço ao povo paraibano a chance de representá-lo no Senado.
Nonato Guedes