O governo da Paraíba divulgou nota oficial informando que está intensificando esforços para recapturar todos os 105 apenados que fugiram do Presídio de Segurança Máxima PB-1 em Jacarapé, João Pessoa, numa operação espetacular e audaciosa que causou pânico e terror a moradores das imediações e de lugares próximos. Na noite deste domingo (9), o acesso a uma das alas da Penitenciária Romeu Gonçalves Abrantes PB1 foi estourado por um grupo criminoso, facilitando a fuga de mais de uma centena de apenados. Durante a noite, pelas redes sociais, moradores e policiais relataram o estrago, com áudios e vídeos mostrando o som de rajadas de metralhadoras e explosões. Apurou-se que o portão de acesso à unidade prisional foi totalmente destruído.
A Secretaria de Administração Penitenciária comunicou a recaptura de 30 apenados. Os alvos da busca dos bandidos, segundo versões preliminares, teriam sido os quatro presos suspeitos de participar do ataque ao carro-forte na BR-230 em Cruz do Espírito Santo. De acordo com a polícia, eles integram uma organização criminosa com tentáculos espalhados por todo o Brasil. A quadrilha presa na cidade de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, no mês passado, era procurada nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba. A nota oficial do governo é a seguinte:
O governo do Estado comunica que as polícias Civil e Militar recapturaram até as quatro horas da madrugada desta segunda-feira 19 detentos dos 105 que fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes PB1, em Jacarapé. A fuga ocorreu após ação de diversos indivíduos armados com fuzis e explosivos. As diligências para recapturar os fugitivos prosseguem. O secretário da Administração Penitenciária, Tenente-Coronel Sérgio Fonseca de Souza, adiantou que um inquérito policial já foi instaurado para apurar a fuga. Detalhes sobre o ocorrido serão divulgados à imprensa durante entrevista coletiva às 10h desta segunda-feira no Memorial da Secretaria de Administração Penitenciária, localizado no quinto andar do segundo bloco no Centro Administrativo Estadual em Jaguaribe. Participarão da entrevista coletiva o secretário Tenente Coronel Sérgio Fonseca de Souza, da Administração Penitenciária, Cláudio Lima, da Segurança Pública e o comandante da Polícia Militar, coronel Euler Chaves.