Durante entrevista à Rádio Jovem Pan, na manhã desta terça-feira, (11), o candidato do PSB ao Governo do Estado, João Azevêdo, reiterou que uma de suas prioridades é garantir segurança hídrica para todos os municípios, fazendo com que a Paraíba seja o único estado do Nordeste com essa condição. João disse que o plano para o setor é plenamente viável, basta que a gestão siga nas mãos de quem conhece a área e saiba onde buscar os recursos para viabilizar esse planejamento.
O candidato socialista lembrou que praticamente 90% dos 223 municípios paraibanos estão localizados no Semiárido, ou seja, onde se chove pouco, e por isso, é fundamental para garantir o desenvolvimento regionalizado, para que haja garantia da chegada de água.
Ele destacou que a infraestrutura de transporte já foi garantida com a retirada de todas as cidades do isolamento asfáltico, com a construção e restauração de mais de 2,6 mil quilômetros de estradas, e, a garantia energética, que está sendo providenciada com a implantação de estações de produção de energia eólica e solar e uma rede de transmissão, assegurando 40 anos de energia.
A Paraíba poderá ser o único Estado do Nordeste com segurança hídrica garantida em todas as cidades nos próximos quatro anos. Isso não é uma afirmação vã, é uma afirmação de quem conhece, de quem sabe, de quem passou pela secretaria (Recursos Hídricos) e estudou muito esse assunto. É possível fazer isso, com os investimentos certos, nos lugares certos e nós sabemos como fazer, destacou.
João lembrou que a Paraíba recuperou a capacidade de investimento com recursos próprios graças a uma gestão fiscal aplicada e austera, que cortou da atividade meio, para que o dinheiro chegasse na atividade fim, que é onde muda a vidas das pessoas.
O Estado hoje tem a capacidade de tocar uma obra de R$ 300 milhões com dinheiro do Tesouro Estadual, como é o caso do Sistema Adutor TransParaíba, que vai levar água a 19 municípios do Curimataú e eu tenho a possibilidade de assumir o compromisso que, se o Governo Federal não garantir a terceira entrada do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco pelo Vale do Piancó, nós vamos fazer com recursos próprios, garantiu.
João Azevêdo finalizou a entrevista reafirmando que a Paraíba de 2018 é muito melhor do que a Paraíba de 2010 e que por isso, é possível fazer ainda mais do que já foi feito a partir de 2019. Nós vamos transformar a Paraíba no melhor Estado para se viver do Brasil. Essa é a nossa meta e eu não vou descansar um minuto enquanto não conseguir, finalizou.
Da Assessoria