Estima-se que mais de cem pedidos de registros de candidaturas às eleições deste ano na Paraíba devem ficar para o último dia do prazo destinado a seus julgamentos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O prazo se encerra na próxima segunda-feira, mas até ontem à noite ainda havia 137 requerimentos, o correspondente a 22,32% para serem analisados pela Justiça Eleitoral. Até agora, faltando 24 dias para o pleito, dos 614 pedidos apresentados à disputa eleitoral deste ano na Paraíba 444 já foram analisados, o correspondente a 72,31%. Pelo menos 22 candidatos tiveram pedidos de registros indeferidos e 11 renunciaram, somando 33 candidaturas consideradas inaptas, o equivalente a 5,37%.
Para a disputa majoritária, permanece pendente de julgamento o registro da candidatura de Roberto Paulino ao Senado pelo MDB, com seus respectivos suplentes. Os demais foram todos apreciados e deferidos. A complexidade de alguns pedidos de registros ocasiona a dúvida sobre se haverá julgamento dos casos pendentes dentro do prazo fixado pela legislação. Alguns processos, inclusive, ainda estão em fase de diligências, principalmente os que foram apresentados fora do prazo para substituir candidatos que desistiram ou tiveram o registo indeferido.
De acordo com o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Helder Barbosa, nos anos eleitorais a Justiça intensifica o ritmo de todas as suas rotinas, como a que antecede o pleito. Nesse período, no qual a legislação eleitoral estabelece que os prazos são contínuos e peremptórios, não se interrompendo aos sábados, domingos e feriados, estamos atentos ao cumprimento dos dispositivos, acrescentou ele. Helder Barbosa disse ainda que mesmo que só ocorram sessões da Corte na próxima segunda-feira à tarde, todos os servidores do Tribunal diretamente envolvidos no processamento e julgamento de candidaturas e representações eleitorais estão dedicados diariamente ao atendimento dos prazos previstos na legislação.
Da Redação, com Correio da Paraíba