A pesquisa Método/Correio, que é o assunto do momento na Paraíba, trouxe indicativos de peculiaridades no que diz respeito à manifestação de parcelas do eleitorado do nosso Estado que foram entrevistadas já em setembro. Por exemplo: apesar de estar fora da disputa eleitoral, uma vez que se encontra preso e responde a processo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é lembrado por 9,8% para candidato a presidente. O próprio Lula e o PT comemoram, em termos práticos, a ascensão do candidato-substituto Fernando Haddad, cuja campanha a presidente é monitorada por Lula dentro da cela da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
A Método Pesquisa e Consultoria também perguntou aos paraibanos como avaliam a administração do governador Ricardo Coutinho (PSB). Para 60,6% dos entrevistados, a gestão do socialista está aprovada. Desse total, 37,7% avaliam o governo estadual como ótimo e outros 22,9% como bom. Os conceitos negativos somaram 11%, sendo que 2% disseram ser ruim e 9% péssima, enquanto 24,2% avaliaram a gestão como regular. Os paraibanos ouvidos pela pesquisa também avaliaram o governo do presidente Michel Temer (MDB), que não se envolve na eleição. O resultado foi de reprovação para 88,7% – 11,7% consideraram a gestão ruim e 77% declararam ser péssima. Houve apenas 2,3% de avaliações positivas. Os que consideraram a administração do emedebista boa somaram 1,9% dos entrevistados. 0,4% considerou ótimo, outros 7% declararam considerar como regular a administração.
Como na primeira pesquisa realizada no final de agosto e publicada no último dia 03, o levantamento encomendado à Método Pesquisa e Consultoria demonstra o elevado percentual de paraibanos que se dizem pouco interessados (43,8%) ou nada (33,6%) interessados nas eleições deste ano. A soma totaliza 77,4% de desinteressados que precisam ser conquistados pelos candidatos. Apesar de elevado, o índice é um pouco menor do que foi registrado na primeira amostragem, quando 78,8% dos paraibanos entrevistados revelaram ter pouco ou nenhum interesse quanto a assuntos relacionados às eleições deste ano.
Nonato Guedes