A terceira pesquisa de intenção de votos para o governo da Paraíba, realizada pela Método/CORREIO sinaliza reviravolta, projetando o candidato João Azevêdo (PSB) em primeiro lugar na preferência, com 43%, quando considerados os votos válidos, que excluem os votos brancos e nulos. Em segundo lugar aparece José Maranhão, do MDB, com 31% e em terceiro Lucélio Cartaxo, do PV, com 25%. Maranhão liderou as duas primeiras pesquisas mas registrou uma queda de 7,4 pontos em relação ao segundo levantamento divulgado em setembro.
No quesito estimulado, João Azevêdo tem 31,3% – na consulta anterior ele estava em segundo com 23,5%, uma evolução de 7,8 pontos percentuais. Azevêdo nunca disputou cargos eletivos e foi assumido pelo governador Ricardo Coutinho como candidato capaz de dar continuidade a programas administrativos já em execução. Os dados de evolução nas pesquisas confirmam o crescimento mais forte da candidatura socialista. Na primeira consulta, João tinha 14,6% e figurou em terceiro lugar. O crescimento foi de 16,7 pontos percentuais. Sua candidata a vice é a atual vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano, do PDT.
De sua parte, o ex-governador José Maranhão, atual senador, candidato pelo MDB ao governo, tendo como vice Bruno Roberto, do PR, liderou as duas primeiras consultas mas na reta finalíssima desponta em segundo lugar, com uma queda de 7,4 pontos comparada com a segunda pesquisa divulgada em setembro. O candidato Lucélio Cartaxo (PV), irmão gêmeo do prefeito Luciano Cartaxo, de João Pessoa, seguena terceira posição com 17,8% das intenções de voto. Apesar das oscilações, Lucélio, que tem como vice Micheline Rodrigues, mulher do prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, está em empate técnico com Maranhão, considerada a margem de erro de três pontos percentuais.
Em matéria na edição impressa de hoje, o Correio da Paraíba avalia que pela configuração das três pesquisas realizadas até o momento, os três candidatos credenciam-se a disputar o segundo turno. Na pesquisa estimulada, os candidatos Tárcio Teixeira (PSOL) e Rama Dantas (PSTU) aparecem, respectivamente, com 0,7% e 0,1%. Ainda de conformidade com os números da pesquisa, os eleitores indecisos somaram 11,8%. Já os que manifestaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 15,8% – um aumento de 1,7 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 28 de setembro. Foram aplicados 1.100 questionários em sessenta municípios paraibanos, no período de 30 de setembro a três de outubro de 2018. O intervalo de confiança é 95%, com margem de erro de três pontos percentuais. Empolgados com a liderança alcançada por João Azevêdo na reta finalíssima da campanha para o segundo turno, seus apoiadores e aliados acreditam que os números da pesquisa de agora exercerão impacto psicológico positivo para favorecer concretamente as chances de vitória do candidato socialista.
Nonato Guedes