2,8 milhões de eleitores paraibanos vão às urnas hoje para eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, estaduais, senadores e o governador que sucederá a Ricardo Coutinho (PSB) a partir de janeiro de 2019. Embora todos os candidatos a governador tenham externado declarações de aposta num segundo turno, levantamento divulgado pelo site UOL, em destaque, coloca a Paraíba no rol dos Estados onde o páreo pode ser decidido hoje, com a vitória de João Azevêdo (PSB), que teria 49% de intenções de voto. Ele tem como candidata a vice a doutora Lígia Feliciano (PDT), que é atual vice de Ricardo Coutinho e mulher do deputado federal Damião Feliciano, presidente estadual do pedetismo.
Três candidatos monopolizaram as preferências ou intenções de voto desde a largada da campanha – José Maranhão (MDB), que foi governador por três vezes e atualmente é senador, João Azevêdo (PSB), que enfrenta sua primeira disputa eleitoral e tem no governador Ricardo Coutinho seu maior cabo eleitoral, tendo atuação marcante em secretarias estratégicas como a de Infraestrutura, além de passagens por cargos técnicos na prefeitura de João Pessoa. O vice de Maranhão é Bruno Roberto, ex-secretário da Juventude do Estado e filho do deputado federal Wellington Roberto, presidente do PR. O terceiro candidato a se destacar na corrida eleitoral é Lucélio Cartaxo, do PV, irmão gêmeo do prefeito reeleito da Capital, Luciano, e cuja vice é a doutora Micheline Rodrigues, esposa do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB.
Esta é a segunda disputa eleitoral de Lucélio em 2014, ele concorreu ao Senado, ficando em segundo lugar nadisputa com mais de 520 mil votos. Concorrem, ainda, ao governo estadual Rama Dantas, do PSTU, professora, que já disputou outras duas eleições na Paraíba. Seu discurso é radical ela defende uma revolução pelo voto e classifica o processo atual de farsa. Na carta-proposta de dez páginas, ela assinala que as eleições constituem o terreno da burguesia. Pelo PSOL concorre pela segunda vez ao Palácio da Redenção o professor Tárcio Teixeira. Nas eleições passadas, ele recebeu 8.849 votos e acabou em quinto lugar na disputa. Em 2016, concorreu à Câmara Municipal de João Pessoa, terminando o pleito com 951 votos. José Maranhão é um crítico de pesquisas, embora a primeira delas, do Ibope, tenha apontado seu nome na liderança. No decorrer da campanha, afirmou ter constatado outra realidade diferente das pesquisas nas visitas a cidades do interior e nos eventos que cumpriu. É isso que lhe dá a convicção de que estará no segundo turno. Os paraibanos querem uma mudança na realidade do Estado, enfatiza.
Nonato Guedes