Com 58,18% dos votos, o candidato do PSB, João Azevêdo, foi eleito governador da Paraíba no primeiro turno, ontem, derrotando Lucélio Cartaxo (PV), José Maranhão (MDB), Tárcio Teixeira (PSOL) e Rama Dantas (PSTU). Apoiado pelo atual governador Ricardo Coutinho, que permaneceu no cargo e não disputou nenhum cargo, Azevêdo alcançou 1.119.758 votos, tendo sido esta a primeira vez em dez anos em que as eleições na Paraíba foram decididas no primeiro turno. A última vez foi em 1998, quando José Maranhão disputou com Gilvan Freire e se consagrou, proporcionalmente, como o governador mais votado do país.
Em entrevista que concedeu num hotel de Manaíra, proclamados os resultados, o novo governador, de formação técnica, que nunca havia disputado eleições, agradeceu à sua militância pelo empenho durante a campanha e aos eleitores que lhe deram a vitória na primeira rodada. Disse que o resultado expressou o reconhecimento de mudança da prática política no Estado. A velha política foi enterrada. A missão foi cumprida mas a responsabilidade é muito grande. A população entendeu a mensagem. João Pessoa tem uma gestão medíocre. Isso vai ficar cada vez mais fora da política. Muitos acharam que eu era apenas um engenheiro, mas a população soube captar a mensagem, insistiu o governador eleito.
O governador Ricardo Coutinho declarou que João Azevêdo venceu por ser o melhor candidato e por representar um projeto, não um desejo pessoal. Ele ganhou por ser o melhor candidato e não foi escolhido por imposição pessoal mas por conhecer o projeto administrativo do PSB e estar identificado com ele, tendo condições plenas de dar-lhe continuidade no rumo do avanço, acrescentou o chefe do Executivo.
Ricardo comentou, também, o resultado da eleição em Campina Grande, onde era esperada uma votação maciça da chapa Lucélio Cartaxo-Micheline Rodrigues. A derrota dos adversários se deu também em Campina. Foram apenas 4% dos votos de frente dos nossos adversários. Muita gente se salvou porque só sabe fazer a parte profana da campanha, ironizou Ricardo. Micheline é esposa do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB.
O candidato Tárcio Teixeira, do PSOL, se reúne com a executiva estadual da legenda hoje pela manhã e depois concede entrevista coletiva para avaliar o primeiro turno e a tática eleitoral do segundo turno na disputa para presidente da República. A candidata Rama Dantas, do PSTU, não quis comentar o resultado e o senador José Maranhão, do MDB, manteve silêncio até as últimas horas acerca dos números que o projetaram em terceiro lugar, depois de ter começado a campanha em primeiro lugar nas pesquisas.
Nonato Guedes