A deputada estadual Daniella Ribeiro, do PP, tornou-se a primeira senadora eleita na história da Paraíba. Ela alcançou 24,2% dos votos válidos, computados 99% da apuração no final da noite de ontem. Fez dobradinha com Cássio Cunha Lima (PSDB), que não se reelegeu. O outro senador que o eleitorado paraibano escolheu foi Veneziano Vital do Rêgo, do PSB, que atualmente é deputado federal. Palavras de Daniella: Paraíba, muito obrigada, serei a senadora de todos, lutando e trabalhando todos os dias no Senado. Meu compromisso é com a Paraíba. Reação de Veneziano: É um momento incomum de alegria extraordinária. Uma vitória ímpar, onde a gente agradece a Deus, a confiança do meu partido, agradece a todos os paraibanos.
Em 2010, a Paraíba elegeu ao Senado dois representantes de Campina Grande Vital do Rêgo Filho, irmão de Veneziano, e Cássio Cunha Lima. Vital renunciou ao mandato para assumir vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Em seu lugar, assumiu o empresário Raimundo Lira, que era primeiro suplente e que optou por não concorrer à reeleição deste ano. Veneziano rompeu com o MDB em meio a divergências com a cúpula nacional por ter feito críticas ao governo Michel Temer e arestas com a cúpula estadual presidida pelo senador José Maranhão, sob pretexto da falta de espaços e prestígio na legenda.
Ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano foi, então, convidado pelo governador Ricardo Coutinho a ingressar no PSB com a garantia de ser um dos candidatos ao Senado na coligação encabeçada por João Azevêdo ao governo. O outro candidato ao Senado apoiado pelo governador Ricardo Coutinho não logrou êxito foi o deputado federal Luiz Couto, do Partido dos Trabalhadores. Daniella Ribeiro falou a jornalistas e eleitores em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas em Campina Grande e disse que vai priorizar a educação e tentar uma unidade política no Estado.
Ela é irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que foi reeleito e é líder do governo Michel Temer na Câmara, depois de ter sido ministro das Cidades no governo de Dilma Rousseff. (A ex-presidente petista perdeu as eleições para o Senado em Minas Gerais). Daniella é filha do atual vice-prefeito de Campina, Enivaldo Ribeiro, que já foi deputado federal e estadual e é presidente do Partido Progressista no Estado. Ao fazer os agradecimentos, Daniella enfatizou que sua família foi baluarte e se referiu, comovida, à trajetória política deflagrada em Campina Grande, onde começou como vereadora e deputada estadual. Antes dela, a ex-prefeita de Campina Grande, Cozete Barbosa, que era filiada ao Partido dos Trabalhadores, concorreu ao Senado, sem, porém, lograr êxito na eleição.
Nonato Guedes