Até ontem quatro pré-candidatos anunciaram disposição de concorrer à prefeitura de Cabedelo, nas eleições suplementares convocadas para nove de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral após a renúncia do prefeito Wellington (Leto) Viana, preso na Operação Xeque-Mate. Eneide Régis, do PSD presidido pela ex-deputada Eva Gouveia, é o nome mais recente a confirmar participação na disputa. A viúva do deputado Rômulo Gouveia deu aval à postulação de Eneide e assegurou que o partido participará ativamente do processo eleitoral na cidade portuária.
– É fundamental que a legenda busque a melhor aliança para o pleito municipal frisou Eva Gouveia em declarações ao jornal Correio da Paraíba. Eneide, por sua vez, comentou que a corrupção, um dos motivos do afastamento e prisão de Leto Viana, atrasou em muitos anos o desenvolvimento de Cabedelo e anunciou como principal desafio seu, caso eleita, recuperar essas perdas. Eu sou uma candidata ficha limpa, que nunca teve o nome envolvido em qualquer ato desonroso e, por isso, me coloco à disposição para concorrer ao posto. Cabedelo está tendo uma nova chance, a chance de acertar, expressou Eneide.
O período de convenções partidárias para homologação de candidaturas a prefeito será de 17 a 18 deste mês, conforme a Justiça Eleitoral. Quem também anunciou a pré-candidatura foi o vereador José Eudes, do PTB, que usou a tribuna do legislativo municipal para dar ciência da sua pretensão. Frisou que a cidade está sendo passada a limpo e que se considera um dos responsáveis pelo processo de mudanças indispensáveis à retomada do crescimento socioeconômico do município. Os outros nomes cogitados para a disputa são os do prefeito interino Vítor Hugo, do PRP, e de Marcos Patrício, do PSOL. Vítor Hugo faz gestões para a escolha de candidato a vice, não descartando composição com o PSB do governador Ricardo Coutinho.
A logística e os preparativos para a realização de nova eleição para escolha do prefeito e vice-prefeito de Cabedelo foram discutidos no final da tarde de ontem numa reunião na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A reunião foi conduzida pelo corregedor-geral eleitoral interino Antônio Carneiro de Paiva Júnior e contou com a participação do procurador regional eleitoral Victor Veggi, do juiz Antônio Silveira Neto, do promotor Guilherme Barros, da coordenadora da Coordenadoria, Vanessa do Egypto, e demais servidores do órgão. Ficou definido que as urnas a serem utilizadas no pleito do próximo dia nove serão as do modelo 2009, que não foram utilizadas nas eleições gerais deste ano.