O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que foi eleito senador pela Paraíba, com atuação a partir da legislatura que começa nos primeiros meses de 2019, revelou com exclusividade ao site Os Guedes que desempenhará uma linha de oposição construtiva, não radical, ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), que se instala em janeiro. O parlamentar ressaltou que na campanha eleitoral assumiu compromissos com as reivindicações do povo paraibano e que procurará honrar esses compromissos quando se investir no Senado.
Em termos de iniciativas para favorecer a Paraíba, Veneziano frisou que aproveitará o espaço das emendas ao Orçamento Geral da União para alocar recursos e viabilizar empreendimentos condizentes com a filosofia do governador eleito João Azevêdo. Mas igualmente fará périplo por gabinetes não só do poder federal mas de outras representações institucionais que disponham de programas cujo alcance venha a focar a realidade paraibana e nordestina. Ex-MDB, do qual se desfiliou por divergir da cúpula estadual presidida pelo senador José Maranhão, Veneziano adiantou estar consciente da responsabilidade decorrente da confiança que lhe foi depositada por parcela expressiva do eleitorado paraibano. Meu empenho, naturalmente, deve ser com vistas a corresponder a esse crédito de confiança, acentuou ele.
Irmão do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União e prefeito de Campina Grande por duas vezes o senador eleito frisou à reportagem que a obrigação de cumprir missões que lhe foram delegadas pelo eleitor o impede de cogitar a hipótese de concorrer novamente à prefeitura da Rainha da Borborema. Admitiu que o nome de sua esposa, Ana Cláudia, ex-candidata a deputada estadual, tem sido ventilado em áreas políticas e se declarou atento a esse sentimento. Mas, pessoalmente, já afirmei e repito que considero precipitada qualquer discussão sobre alternativas para a disputa de 2020, pois mal saímos da campanha eleitoral de 2018, enfatizou, acrescentando que outros nomes podem ser examinados para concorrer à municipalidade campinense.
Veneziano salientou que está motivado para exercer na plenitude o mandato de senador e considerou generosa a votação que lhe foi atribuída este ano. Para ele, o Congresso Nacional poderá ser favorecido com discussões mais objetivas de temas que não foram aprofundados pela atual legislatura. Desse ponto de vista é inestimável a contribuição que o Senado pode oferecer para aprimoramento das reformas e demandas que estão colocadas em discussão, observou o deputado federal, explicando que há expectativas altamente positivas quanto à gestão do novo governador João Azevêdo, que tem experiência e conhece a máquina administrativa de perto por ter participado ativamente de projetos relevantes encaminhados na administração do governador Ricardo Coutinho.
Nonato Guedes