O governador eleito João Azevêdo visitou, nesta quarta-feira (14), o Centro Administrativo Estadual para conhecer o projeto de modernização de toda a infraestrutura física do equipamento, que abriga mais de dois mil servidores distribuídos em quatro blocos. Localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, o Centro Administrativo ganhará, entre outras melhorias, a construção de mais um bloco, estacionamento, acessibilidade e novas instalações elétrica e hidráulica.
Na ocasião, João Azevêdo destacou a necessidade de se modernizar a infraestrutura física do Centro Administrativo. O Centro Administrativo tem uma boa infraestrutura, mas precisa ser feita a atualização de alguns sistemas, a exemplo da parte elétrica e hidráulica, além da ampliação de espaço, que será resolvida com a construção de mais um bloco e com a ampliação do estacionamento, afirmou.
Nesse primeiro momento, vamos buscar a solução das maiores urgências do Centro Administrativo, trabalhando principalmente a acessibilidade, facilitando a vida de cadeirantes que procuram os serviços do Governo do Estado. Vamos melhorar ainda a iluminação externa e a parte de urbanização, prosseguiu o governador eleito.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que as mudanças que serão implementadas no Centro Administrativo dão prosseguimento aos avanços conquistados nas duas gestões do governador Ricardo Coutinho. O Centro Administrativo tem uma construção antiga há mais de 40 anos e conseguimos avançar em alguns pontos. Quando entramos aqui era caótico, com elevadores que mal funcionavam. Além disso, os prédios A e B já foram todos modernizados por dentro, restando apenas a infraestrutura externa, acrescentou.
Acompanharam a visita do governador eleito João Azevêdo ao Centro Administrativo os secretários Luís Tôrres (Comunicação Institucional); Aléssio Trindade (Educação); Waldson de Souza (Planejamento e Gestão); e Marconi Frazão (Receita); além do diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, entre outros auxiliares do Governo do Estado.
Mais transparência O governador eleito João Azevêdo conheceu, ainda, um projeto piloto de digitalização de processos para aumentar a transparência e facilitar a vida do cidadão em atos como pedido de aposentadoria ou abono permanência com a implantação do governo eletrônico (e-gov).
João Azevêdo ressaltou que a ampliação do e-gov será uma das prioridades de sua gestão. Vamos buscar ao máximo possível a ampliação do que chamamos de e-gov, que é o governo eletrônico. Com isso, o cidadão terá acesso de casa aos serviços que o Estado presta, quando não houver necessidade da presença física, reduzindo custos e aumentando a transparência, disse.
A secretária da Administração, Livânia Farias, afirmou que o processo de digitalização de processos significará uma redução de até 50% no tempo que o cidadão gasta atualmente para dar entrada em serviços como aposentadoria e abono permanência. O objetivo do projeto é que, toda vez que o cidadão precise dar entrada num pedido de aposentadoria, abono permanência ou certidão não será necessário vir até o Centro Administrativo, ou à secretaria de origem dele. Na internet, ele terá condições de fazer a solicitação e de acompanhar todas as etapas do requerimento dele, reduzindo em mais de 50% o tempo que ele levaria sem a digitalização, explicou.