A ex-deputada federal Nilda Gondim, mãe do deputado federal e senador eleito Veneziano Vital do Rêgo (PSB) é primeira suplente de senadora do emedebista José Maranhão, que cumprirá mais quatro anos de mandato no Congresso. Maranhão foi candidato a governador em outubro deste ano, ficando em terceiro lugar, depois de ter começado o páreo liderando pesquisas de intenção de voto. Se tivesse sido eleito ao Palácio da Redenção, Nilda ficaria na titularidade, dividindo espaço no Senado com o filho Veneziano. O atual ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, foi senador, tendo presidido a Comissão Mista de Orçamento. Com a sua nomeação pela ex-presidente Dilma Rousseff para o TCU, renunciou ao mandato, que foi assumido pelo empresário Raimundo Lira.
Nilda Gondim foi eleita com 79.412 votos na campanha de 2010, tornando-se a única representante feminina da Paraíba naquela legislatura da Câmara Federal, que contava com 45 integrantes mulheres. Nilda sucedeu, no mandato, ao filho Vital, eleito senador, e ao marido, já falecido, Antônio Vital do Rêgo, que teve atuação marcante, igualmente, nas lides forenses. Filha do ex-governador Pedro Gondim, um dos mais carismáticos líderes políticos da Paraíba, Nilda ascendeu com rapidez no cenário político em Brasília.
Ela integrou, como titular, a Comissão de Seguridade Social e Família e, como suplente, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. Foi convidada, na época, para presidir o PMDB Mulher pela secretária nacional desse segmento, Regina Perondi, e dedicou-se à instalação de representações em várias cidades, como Guarabira. Nos eventos de que participou, Nilda sempre exortou as mulheres a participarem de forma mais ativa da política partidária. Antes dela, o eleitorado feminino da Paraíba se fez representar na Câmara por Lúcia Braga, mulher do ex-governador Wilson Braga, que foi deputada constituinte em 1988. Uma outra paraibana na Câmara, Luíza Erundina, sempre foi eleita por São Paulo, cuja prefeitura chegou a exercer quando estava filiada ao Partido dos Trabalhadores. Erundina é natural de Uiraúna e hoje filiada ao PSOL.
Nilda Gondim sempre atuou nos bastidores de campanhas dos expoentes ilustres da família. Aos 14 anos, participou da campanha vitoriosa do pai, Pedro Gondim, ao governo, em 1960. Aprendi com ele que política se exerce com ética, respeito ao povo e vocação em servir, afirmou a deputada na página que mantinha na internet quando exercia mandato. Nascida em João Pessoa, foi morar em Campina Grande em 62, onde gerou, também, uma filha, Rachel. A casa na rua João Moura funcionava como um verdadeiro comitê eleitoral. Experimentei altos e baixos, perdas e ganhos, lutas e vitórias, e este foi meu grande aprendizado, ressaltou, numa entrevista que concedeu ao extinto jornal O Norte.
Nonato Guedes