O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Gervásio Maia (PSB), informou que planeja zerar a pauta de matérias antes da última sessão da legislatura prevista para quinta-feira, quando deverá ser apreciada a Lei Orçamentária Anual LOA. Hoje, pela manhã, a inauguração do edifício-garagem da Casa marca o início dos trabalhos. Os deputados também terão uma extensa pauta de votação de matérias, com a análise de projetos de lei, requerimentos e de quatro matérias oriundas do Poder Executivo, com alterações na estrutura da Segurança Pública.
O prédio onde funciona o edifício-garagem foi adquirido com recursos próprios e em 183 anos é o primeiro imóvel comprado pelo Poder Legislativo. Foi projetado para abrigar 55 veículos e situa-se na avenida 13 de Maio. O local contará ainda com sala de repouso para motoristas, gráfica e arquivo da Assembleia. A respeito da PEC tratando da reeleição para a Mesa da Casa e sobre antecipação de eleições de Mesas, Gervásio Maia reiterou que não foi sepultada, mas apenas eliminados pontos que não estavam se adequando ao regimento da Casa de Epitácio Pessoa, exatamente para preservar o trâmite e evitar que ela pudesse desaguar no Poder Judiciário, já que três deputados, de forma pertinente, reclamavam da tramitação. Agora, a tramitação vai depender do colegiado de 36 deputados estaduais,salientou.
O líder do governo Hervázio Bezerra manifestou a expectativa de que não haverá grandes polêmicas em torno da PEC que pede o fim da reeleição e antecipação do processo eleitoral. De acordo com ele, esta é uma questão superada por muitos parlamentares. Nós estamos tranquilos no que concerne ao desfecho dessa discussão. O presidente Gervásio Maia tem tratado esse tema com muito cuidado e responsabilidade, frisou. O deputado oposicionista Tovar Correia Lima, do PSDB, no entanto, reafirma que é necessária a discussão na Assembleia sobre a PEC da reeleição, até como forma de respeitarmos a opinião pública.
Nonato Guedes