Nos meios políticos, inclusive junto a deputados estaduais, tem sido consensual o reconhecimento sobre a gestão dinâmica do vereador Marcos Vinícius da Nóbrega (PSDB) como presidente da Câmara Municipal de João Pessoa. A Assembleia Legislativa chegou a realizar sessões e funcionar ordinariamente no ambiente do legislativo pessoense, por um certo período, no exercício de 2018, diante de reformas empreendidas nas dependências da Casa de Epitácio Pessoa pela gestão Gervásio Maia. Gervásio, que foi eleito deputado federal e é filiado ao PSB, destacou como decisiva a colaboração do ex-presidente da Câmara no sentido de que as atividades da Assembleia não sofressem solução de continuidade.
Marcos Vinícius passou a ser sucedido no comando da Câmara Municipal pelo vereador João Corujinha. Marcos Vinícius fora eleito no final de 2016 para conduzir os destinos da Câmara no biênio 2017/2018 e implementou melhorias estruturais, promoveu dezenas de palestras e outras iniciativas consideradas decisivas para uma aproximação maior da população com a Câmara. A adoção de emendas impositivas no regimento interno, a introdução do aplicativo Mudamos, de grande alcance popular, a extinção de leis anacrônicas e a retomada do processo de transparência nas votações plenárias, com o painel eletrônico, entre outros feitos, coroaram os êxitos da atuação colegiada de Vinícius com os integrantes da Mesa.
O projeto Câmara no Seu Bairro foi apontado pelo próprio ex-presidente como fundamental para que vereadores, muitos em seus primeiros mandatos, conhecessem de perto a realidade dos bairros e logradouros de João Pessoa. Nas sessões do Câmara no Seu Bairro, os habitantes falavam acerca de suas demandas e os vereadores a tudo acompanhavam, ao vivo, pela TV Câmara, dispondo de subsídios que fundamentaram requerimentos, projetos de leis e emendas. O mais importante a se ressaltar é que os representantes do povo, através dessa mecânica de interlocução, passaram a ter uma compreensão mais profunda de como vivem os habitantes e de quais são as necessidades concretas do povo, diagnosticou Marcos Vinícius, num balanço desse período altamente produtivo.
O ex-presidente destaca, ainda, como essencial, o empenho, consubstanciado nos primeiros passos que deu, de forma decisiva, para a construção da nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa. Acredito que cumpri da melhor maneira possível o meu papel nesse processo. Junto com os demais vereadores, pensamos uma sede moderna, acessível, ecologicamente viável, segura e confortável, prevendo, inclusive, a ampliação do número atual de vereadores. Definida a planta da edificação, que tem por objetivo valorizar o nosso Centro Histórico, consolidamos a ideia de erguer o novo prédio no lugar do atual. Batalhamos e conseguimos garantir os recursos necessários para a construção do prédio junto à Caixa Econômica Federal, contando com o apoio valioso do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, e da parceria com o prefeito Luciano Cartaxo. Já deixei tudo pronto para que o presidente João Corujinha avance nas medidas complementares, finaliza Marcos Vinícius.
Nonato Guedes