Encerrado no domingo o prazo para a realização de convenções partidárias com vistas à escolha de candidato(a)s a prefeito de Cabedelo, na eleição suplementar marcada para 17 de março, registrou quatro nomes homologados. Um deles é o do atual prefeito Victor Hugo, do PRB, que postula a reeleição. Também concorrem a ex-primeira-dama Eneida Régis (PSD), o vereador José Eudes (PTB) e o presidente do Psol da cidade portuária, Marcos Patrício. A campanha eleitoral deverá ser deflagrada no próximo dia 24, nos termos de instruções baixadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A chapa encabeçada pelo atual prefeito interino terá como vice o ativista cultural Aguinaldo Silva, do PSB, e apoia-se em coligação firmada com o DEM, MDB, PROS, PDT. A eleição suplementar foi determinada pela Justiça Eleitoral uma vez consumada a renúncia do ex-prefeito Wellington (Leto) Viana, acusado de liderar um esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo e que cumpre pena de prisão. Na convenção de Victor Hugo marcaram presenças o deputado federal e senador diplomado Veneziano Vital do Rêgo, a deputada estadual reeleita Estelizabel Bezerra e o deputado João Gonçalves, todos do PSB. As presenças do governador João Azevedo e do ex-governador Ricardo Coutinho chegaram a ser anunciadas por Victor Hugo, mas as lideranças socialistas não compareceram.
Wellington Viana foi envolvido na Operação Xeque-Mate, que foi desencadeada em conjunto pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e que apontou tentáculos de corrupção, também, entre vereadores da Câmara de Cabedelo. Eneida Régis, uma das concorrentes do atual prefeito na disputa suplementar, é esposa do ex-prefeito de Cabedelo, José Régis, que comandou o município até 2012. Ela disputou a eleição para prefeitura em 2016. Eva Gouveia, presidente do PSD estadual e Ruy Carneiro, presidente do PSDB, prestigiaram a convenção, bem como a vereadora por João Pessoa Eliza Virgínia. Com o fim do prazo das convenções, os partidos que definiram candidaturas terão até o dia 23, às 19h, para efetuar o registro junto à Justiça Eleitoral.
Da Redação, com Adriana Rodrigues, do Correio da Paraíba