Anfitrião, ontem, em João Pessoa, do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), que veio cabalar votos da bancada paraibana para sua candidatura à reeleição como presidente da Câmara, o deputado Efraim Filho descartou a possibilidade de concorrer a um cargo na futura Mesa Diretora do Legislativo. Salientou, em conversa com jornalistas, que como Rodrigo, que é do DEM, já figura no papel de candidato a presidente, os demais espaços deverão ser ocupados por parlamentares de outras agremiações.
A atuação de Efraim Filho está sendo nos bastidores e foi assim que ele concordou em recepcionar Rodrigo, na sua residência, para um café da manhã. Maia saiu da Paraíba qualificando como produtivo o contato com os parlamentares e invocando raízes paraibanas do seu clã para pedir votos. Em tese, sete sufrágios estariam garantidos para Maia numa bancada de 12 integrantes os de Wellington Roberto (PR), Hugo Motta (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Edna Henrique (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB), Efram Filho (DEM) e Julian Lemos (PSL).
A jornalistas, Rodrigo relatou que no encontro abordou com os representantes da bancada paraibana o futuro da Câmara e a importância da independência entre os poderes. Sugeriu a necessidade de a Câmara Federal ter uma agenda que corresponda a demandas da sociedade e reiterou a sua disposição de dialogar com o Executivo e o Judiciário, bem como empenhar-se para discussão e tramitação rápida de matérias importantes que serão enviadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL),tratando de reformas reivindicadas pela população. A eleição para a Mesa Diretora da Câmara vai ocorrer no dia primeiro de fevereiro em votação secreta.
Rodrigo Maia prognosticou que já tem o apoio de 12 dos 30 partidos que atuarão a partir de fevereiro na Câmara Federal. O Solidariedade, que elegeu 13 deputados e o Avante, que elegeu sete, foram os últimos a anunciar apoios na semana passada. O parlamentar já tinha votos assegurados no interior do PR, Podemos, PSD, PPS, PRB, PROS, PSDB, PSC, PSL e DEM, o que ofereceria, no mínimo, 257 votos, exatamente o quórum exigido para abertura da sessão de votação. Efraim Filho destacou as qualidades de Rodrigo Maia para continuar conduzindo a Câmara dos Deputados. Textualmente, asseverou:Precisamos de alguém com equilíbrio, que tenha diálogo tanto com o governo como com a oposição, possua serenidade na tomada de decisões. Por isso, vejo o nome do deputado Rodrigo Maia como o mais preparado para presidir a instituição.
O senador eleito Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que atualmente é deputado federal, esteve presente no café da manhã com Rodrigo Maia. O candidato à reeleição a presidente da Câmara destacou que o Estado brasileiro, atualmente, gasta muito e gasta com poucos ou seja, poucas corporações de servidores. Comentando, ainda, a reforma da Previdência, Maia pontuou: Precisamos ter coragem para enfrentar esses desafios.
Nonato Guedes