O deputado federal eleito Julian Lemos (PSL) comemorou, ontem, a nomeação do paraibano Tárcio Handel Pessoa para o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Executiva de Turismo do ministério do Turismo. O ato foi assinado pelo ministro da Casa Civil, OnyxLorenzoni, e publicado na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira. Para Julian Lemos, Tárcio representa a força da Paraíba no governo do presidente Jair Bolsonaro. Lemos confirmou que a indicação de Tárcio partiu dele e revelou que confia no perfil do novo integrante do governo federal. Ele é técnico, altamente capacitadoe competente para exercer qualquer cargo, adiantou.
Na hierarquia funcional do governo federal, Handel será a terceira pessoa mais importante da Pasta, sendo o substituto imediato do secretário executivo Daniel Diniz Nepomuceno e do ministro Marcelo Álvaro Antônio. De acordo com declarações atribuídas a Handel, a nomeação demorou mais que o normal para ocorrer porque a Casa Civil está engarrafada com critérios que são pesados e estão sob rigoroso pente fino, por determinação direta do próprio presidente Jair Bolsonaro. Minha função será a de gerir as estratégias do ministério. Faço o barco andar, explicou Handel.
Conforme ele, na nova estrutura do governo federal, institucionalizou-se a figura do secretário executivo adjunto em todos os ministérios para que o secretário executivo atue próximo do ministro e o adjunto seja a ponte de ligação entre a gestão estratégica e a articulação política do gabinete ministerial. Tárcio Pessoa salientou que está focado no desenvolvimento econômico, lembrando que a meta prioritária do governo Bolsonaro é transformar o Brasil na maior economia turística da América Latina, saindo de 2,5% do PIB para 10%. O deputado Julian Lemos informou que continua atuando junto ao governo Bolsonaro para carrear benefícios para a Paraíba nos mais diferentes setores.