Reflexo do desgaste nacional do Partido dos Trabalhadores, a legenda ficou sem nenhum representante como deputado estadual para a próxima legislatura a se iniciar em fevereiro. Manteve uma cadeira na Câmara Federal, com a vitória do deputado estadual Frei Anastácio Ribeiro, que tem atuação junto a organismos de trabalhadores rurais, mas não conseguiu viabilizar a eleição do atual deputado federal Luiz Couto para uma vaga ao Senado. Couto ainda chegou a ter votação expressiva, superior à do atual senador tucano Cássio Cunha Lima, que não se reelegeu. As duas vagas ao Senado, contudo, foram conquistadas pelo deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e pela deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), que se tornou a primeira senadora da história da Paraíba.
O PT paraibano coligou-se nas últimas eleições em 2018 com o Partido Socialista Brasileiro, apoiando a candidatura de João Azevedo ao governo (ele venceu em primeiro turno). Couto fez dobradinha com Veneziano na chapa ao Senado e seu lançamento foi articulado diretamente pelo ex-governador Ricardo Coutinho, que abriu mão de disputar cadeira naquela Casa para se empenhar pela vitória do sucessor e pela ampliação da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, o que ocorreu, bem como a conquista de uma cadeira na Câmara Federal, mediante a eleição do deputado Gervásio Maia, presidente da Assembleia. Luiz Couto será aproveitado na administração de João Azevedo, ocupando uma secretaria ligada à Agropecuária.
Dividirá espaços no governo estadual com o Democratas, já que o ex-senador Efraim Morais foi efetivado como Secretário de Governo na gestão de Azevedo, depois de ter participado da administração de Ricardo Coutinho. O desgaste enfrentado pelo Partido dos Trabalhadores custou a reeleição do deputado estadual Anísio Maia, um dos mais ativos na atual legislatura. Anísio está na expectativa de assumir a titularidade mediante convocação de um deputado para secretaria no governo Azevedo. O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, anuncia um amplo processo de reestruturação da legenda na Paraíba. Há dúvidas cruciais a serem resolvidas. O nome de Luiz Couto, por exemplo, é tido como natural para ser o candidato da legenda a prefeito de João Pessoa. Mas se o PSB lançar a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho a prefeito, a tendência do PT é apoiá-lo e lutar para indicar candidatura a vice na chapa em 2020.
Nonato Guedes