Os deputados que irão compor a bancada de oposição na nova formação da Assembleia Legislativa decidiram, em reunião, ontem, manter-se unidos para votar no deputado Adriano Galdino (PSB) na eleição que definirá o novo presidente da Casa para o primeiro biênio. Em relação ao candidato a presidente do segundo biênio, os parlamentares decidiram esperar o registro das chapas, amanhã, para avaliar o nome que também apoiarão em bloco. A deputada Camila Toscano, do PSDB, afirmou que apesar de apoiar Adriano Galdino o bloco pretende indicar nomes para compor a Mesa que será encabeçada pelo socialista.
O apoio da oposição praticamente sacramenta a eleição de Adriano, que foi presidente do Legislativo na gestão que antecedeu a de Gervásio Maia, ora em conclusão. O PSB, partido do governador João Azevedo e do ex-governador Ricardo Coutinho, mantém o favoritismo para eleger os dois presidentes da Casa de Epitácio Pessoa, o que é reflexo, também, do aumento da bancada socialista na nova legislatura que começará oficialmente amanhã. O deputado Tovar Correia Lima, do PSDB, revelou que o encontro do bloco oposicionista ontem serviu para reafirmar a coesão dentro do agrupamento.
– Definimos a eleição para o primeiro biênio e agora vamos esperar as composições para definirmos o segundo. O que deliberamos mesmo foi que votaremos todos unidos no mesmo nome. Esse é o ponto mais significativo acrescentou o parlamentar. Para o segundo biênio, o PSB aposta fichas na candidatura do líder do governo Hervázio Bezerra, que tem se movimentado nos bastidores conversando com eleitores que estão na situação e na oposição. No que se refere à escolha do líder da bancada oposicionista, foi convencionado que os deputados vão aguardar mais um pouco para escolher entre Raniery Paulino, do MDB, e WalberVirgolino, do Patriota. Tovar garantiu que a escolha acontecerá após as eleições simultâneas para a Mesa do Legislativo.
Nonato Guedes