Uma missa em ação de graças celebrada na manhã desta sexta-feira (1º) marcou o início da programação de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para o biênio 2019/2020. Além do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que será empossado no cargo de presidente do Judiciário estadual nesta tarde, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), às 16h, participaram do ato religioso os demais membros da nova gestão, desembargadores Arnóbio Alves Teodósio, eleito vice-presidente, e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, que assumirá o cargo de corregedor-geral de Justiça.
A cerimônia religiosa foi celebrada pelo arcebispo do Estado, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e teve como concelebrantes o monsenhor Aloísio Catão e o padre Sérgio José de Souza Santos. Durante o ato, o desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho participou da Liturgia da Palavra, fazendo a 1ª Leitura, do 1º Livro dos Reis. O desembargador Romero Marcelo fez a 2ª Leitura, e a irmã Maria do Céu fez a leitura do Salmo Responsorial 22.
Na ocasião, o desembargador Márcio Murilo afirmou que deseja que haja uma administração compartilhada e unida, ao tempo que conclama que os servidores e magistrados colaborem para um Judiciário melhor em prol dos jurisdicionados.
O arcebispo Dom Delson disse que a Justiça tem uma missão fundamental na organização da sociedade. Precisamos da Justiça e do Tribunal para que possam ajudar a sociedade a manter a ordem e o equilíbrio. Então, rezamos, nesta eucaristia, pedimos a benção para os novos gestores e que tenham a sabedoria de Deus e a inspiração de realizar um trabalho de acordo com a expectativa do povo paraibano, ressaltou.
Estiveram presentes desembargadores, juízes, advogados, promotores, além de outras autoridades do Estado e do Município, familiares, amigos e servidores da Justiça.
Posse – A solenidade de posse será realizada no anfiteatro do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às 16h, sob a presidência do atual chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Na ocasião, serão empossados, também, os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque, no cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), e José Aurélio da Cruz, como Ouvidor de Justiça.
Durante a solenidade de posse, a nova mesa diretora será saudada pelo desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que falará em nome do Judiciário estadual. Pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, vai falar o advogado Paulo Maia. Já em nome do Ministério Público do Estado, a saudação será feita pelo procurador de Justiça Francisco Sagres de Macedo Vieira.
Após a posse solene, o desembargador Márcio Murilo pedirá permissão ao Tribunal Pleno para facultar a palavra a juíza Lilian Cananéa, que falará em nome da mulher juíza e servidora do Tribunal de Justiça.
A solenidade será transmitida pelo canal do YouTube TV TCE PB
Por Marcus Vinícius – TJPB