Serão empossados hoje os novos representantes do povo paraibano, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Também haverá a votação das Mesas Diretoras que comandarão as Casas Legislativas em João Pessoa e em Brasília. Na Paraíba, a expectativa dos deputados é de que haja a eleição simultânea de duas Mesas para os próximos dois biênios, mas sinais de acirramento na disputa por cargos nas últimas horas projetaram a perspectiva de não ocorrer a eleição para o segundo biênio. O único consenso aparentemente firmado é o da escolha do deputado Adriano Galdino (PSB) para presidir a AL no primeiro biênio a se instalar hoje. Ele já presidiu a Assembleia antecedendo a Gervásio Maia (PSB), que tomará posse em Brasília como deputado federal.
Em relação ao presidente para o segundo biênio, o nome preferido do governador João Azevedo é o deputado Hervázio Bezerra, atual líder do governo na Casa de Epitácio Pessoa. Hervázio não terá, porém, uma votação tão confortável quanto a de Galdino, pois sofre restrições de deputados oposicionistas e até de alguns parlamentares situacionistas. O quadro estava complicado ontem diante da insistência do deputado Tião Gomes, do Avante, em colocar na mesa a sua candidatura a presidente. O governador João Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho redobraram gestões para que seja mantido o figurino originalmente traçado, que prevê o controle da Assembleia pelo PSB nos dois biênios.
Na Câmara Federal, a maior parte dos deputados paraibanos deverá sufragar o nome do deputado Rodrigo Maia (DEM), que postula a reeleição. Pelo menos sete votos de um total de doze parlamentares federais da Paraíba estariam garantidos os dos deputados Wellington Roberto (PR), Hugo Motta (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB, Edna Henriques (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB), Efraim Filho (DEM) e Julian Lemos (PSL). O deputado federal Gervásio Maia (PSB), apesar de ser parente de Rodrigo Maia, já deixou claro que não votará nele para presidente da Câmara, atendendo a uma recomendação da direção do seu partido. Serão empossados como deputados estaduais: Adriano Galdino, Ricardo Barbosa, Cida Ramos, Estelizabel Bezerra, Hervázio Bezerra, Jeová Campos, Rubens Germano, Pollyana Dutra, todos do PSB; WalberVirgolino e Felipe Leitão, do Patriota, Doda de Tião e Wilson Filho, do PTB, João Henrique, Camila Toscano e Tovar Correia Lima, do PSDB,João Gonçalves, Athayde Mendes (Branco) e Edmilson Soares, do Podemos, Inácio Falcão, do PCdoB, Caio Roberto, do PR, Paula Francinete e Galego de Souza, do PP, Anderson Monteiro, do PSC, Taciano Diniz, Genival Matias, Júnior Araújo, Tião Gomes, do Avante, Raniery Paulino, do MDB, Moacir Rodrigues, Cabo Gilberto Silva, do PSL, Bosco Carneiro e Dr. Érico, do PPS, Eduardo Carneiro, do PRTB, Chió, da Rede.
Os deputados federais da Paraíba são os seguintes: Gervásio Maia (PSB), Aguinaldo Ribeiro, do PP, Wellington Roberto, do PR, Damião Feliciano, do PDT, Hugo Motta, do PRB, Frei Anastácio Ribeiro, do PT, Wilson Santiago, do PTB, Pedro Cunha Lima, do PSDB, Julian Lemos, do PSL, Efraim Filho, do DEM, Edna Henriques e Ruy Carneiro, do PSDB. No Senado, tomarão posse Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (PP), nas vagas de Raimundo Lira (PSD) e Cássio Cunha Lima, do PSDB.
Nonato Guedes