O número de deputados estaduais eleitos com discurso focado no municipalismo e na segurança pública fez aumentar na Assembleia Legislativa da Paraíba a bancada municipalista. Um levantamento do jornal Correio da Paraíba revela que entre os 36 deputados estão doze ex-prefeitos que reforçam a luta por ações e por destinação de maiores recursos para os municípios. Uma das integrantes da bancada é a ex-prefeita de Pombal, Pollyanna Dutra, do PSB, que, inclusive, conseguiu garantir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Epitácio Pessoa, embora este seja o primeiro mandato que ela exerce.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, também do PSB, admite que a representação municipalista está reforçada e chega com qualidade à Casa no atual período de atividades. Ser prefeito é passar por uma universidade, compara Galdino, referindo-se à experiência e ao domínio que prefeitos municipais passam a ter em relação às demandas das populações, sobretudo no interior do Estado. E acrescenta: A bancada chega com mais eficiência, conhecendo de perto as carências municipais e com sensibilidade para a defesa da agenda de reivindicações. Também houve um acréscimo no número de integrantes da bancada da bala, assim denominados os parlamentares que focam sua atuação na problemática da segurança pública.
O cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba, Lúcio Flávio, lembrou que a votação de muitos dos eleitos na disputa de 2018 demonstrou a relevância de temas como a segurança pública. Frisou que para muitos falta um empenho maior mediante a criação de Frentes Parlamentares que garantam uma organização das ações previstas para cada área de atuação. Mesmo assim, é possível constatar a formação de bancadas em caráter extra-oficial, o que, de todo modo, possibilita a abordagem dos temas mais reclamados, salienta. Em relação à bancada da bala, o presidente Adriano Galdino alertou que o debate da segurança pública, enfocado na campanha presidencial, também é urgente e importante para a Paraíba. Nós vamos discutir esses assuntos com muita competência para que encontremos os caminhos que possibilitem dotar o Estado de uma segurança pública realmente eficiente, acrescentou o dirigente da ALPB.