O deputado Adriano Galdino (PSB), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, defendeu em encontro realizado em São Luís, Maranhão, que sejam ampliadas as prerrogativas dos Parlamentos estaduais, o que implicaria num papel mais proativo dos deputados no processo de elaboração de propostas com vistas a melhorar a condição de vida da população. Adriano expressou textualmente: As Assembleias estaduais precisam ser protagonistas do momento tão especial que o Brasil vive nesta conjuntura. E a conjuntura impõe, naturalmente, que o Parlamento estadual esteja à altura dos desafios, com atuação política mais efetiva.
O evento realizado em São Luís foi o ParlaNordeste Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste. Nove presidentes de Casas Legislativas marcaram participação no conclave, que insistiu na defesa da adoção de um pacto federativo igualitário, com a correção de desigualdades inter-regionais. A proposta de reforma da Previdência Social também foi objeto de avaliação entre os parlamentares estaduais, em meio ao consenso de que o debate com a sociedade deve ser ampliado para a incorporação de propostas mais justas. A possível fusão do Banco do Nordeste do Brasil com o BNDES também foi motivo de preocupação entre os deputados presentes.
O anfitrião do encontro, deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, argumentou que a fusão dos dois bancos, no momento, não é positiva para os nordestinos. Pelo contrário, entendemos que a medida será prejudicial ao Nordeste, frisou, de forma enfática. Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, cobrou a união do parlamento nordestino em prol do desenvolvimento da região. Precisamos nos unir para que, assim que terminar essa grave crise no Brasil, possamos caminhar a passos largos, defendeu ele. Com base nas propostas apresentadas, todos os presidentes assinaram a Carta de São Luís, contendo encaminhamentos de interesse do Nordeste e do Poder Legislativo. Tais encaminhamentos serão levados ao governo federal para apreciação e resolução de problemas. Este foi o terceiro encontro de dirigentes das Assembleias Legislativas do Nordeste. Bahia e Ceará foram os Estados que sediaram eventos anteriores.
Nonato Guedes