A senadora Daniella Ribeiro (PP) tomou uma iniciativa rara na política paraibana: reuniu, ontem, deputados estaduais de seis partidos da oposição para debate de pauta conjunta e suprapartidária em defesa dos interesses do Estado. A iniciativa teve receptividade entre os parlamentares, como o emedebista Raniery Paulino, que além de destacar a sensibilidade de Daniella, informou que ela se dispõe a levar as questões enfocadas na Paraíba para conhecimento do Senado. O deputado Walber Virgolino, do Patriota, falou sobre a importância de haver uma base forte em Brasília favorecendo demandas da população paraibana.
Daniella é a primeira senadora da história da Paraíba, tendo conquistado uma das cadeiras no pleito de 2018, que foi bastante acirrado e que afetou a reeleição do tucano Cássio Cunha Lima, abrindo vaga para a eleição de Veneziano Vital do Rêgo, atualmente no PSB. Em pouco tempo de atuação, Daniella, que é irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder da maioria na Câmara, logrou ser escolhida para liderar a bancada do Partido Progressista no Senado Federal e deflagrou articulações com uma Frente de Mulheres Parlamentares para a abordagem de temas específicos e de reivindicações gerais. Antes de ascender ao mandato federal, Daniella cumpria mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Pelo que ficou decidido no encontro mediado por Daniella, a mobilização conjunta com deputados não vai se limitar à denúncia de irregularidades, como as da Operação Calvário, que detectou fraudes no processo de terceirização de hospitais da rede pública estadual, mas procurará aglutinar propostas de soluções para problemas urgentes cujo equacionamento tem sido protelado ao longo dos anos, como vocaliza a própria Daniella. Walber Virgolino deu como exemplo que há necessidade de recursos para ampliação e modernização de hospitais, a concretização do canal Piancó do projeto de transposição de águas do rio São Francisco, a implementação da Polícia Penal e o apoio à Proposta de Emenda Constitucional que fixa o salário da PM do Distrito Federal como piso nacional. Além de Daniella e Veneziano Vital do Rêgo, a Paraíba conta no Senado com o emedebista José Maranhão, que divide as responsabilidades em Brasília com o desafio de reestruturar o partido, praticamente esfacelado na Paraíba.
Nonato Guedes