Emitido novo alerta do Tribunal de Contas do Estado em relação aos gastos da Cruz Vermelha no hospital de Trauma. Desta vez o alvo é a empresa Lynn Consultoria de Recursos Humanos Ltda.
A auditoria constatou que, apesar do contrato firmado com a empresa prever pagamento mensal no valor de R$ 589.979,94, totalizando o montante anual de R$ 7.079.759,28, já no mês de janeiro de 2019 houve pagamento de valor superior a R$ 673.903,54.
Destaca ainda que embora haja pagamentos realizados em favor da Lynn, não há qualquer informação disponibilizada pela Cruz Vermelha, que comprove a escorreita execução do objeto contratado, qual seja a Higienização e Limpeza do Hospital de Trauma e do HTOP.
O relator do processo, conselheiro André Carlo Torres Pontes, está exigindo que a Cruz Vermelha comprove a efetiva execução dos serviços contratados, apresentando notas fiscais, relatórios de prestação de serviços, bem como todos os controles aptos a confirmar que os serviços foram efetivamente prestados, demonstrando a existência de garantia mínima de padrão de qualidade.
“Há necessidade, ainda, de esclarecimentos sobre a forma de prestação dos serviços, haja vista que a Empresa LYNN é sediada no Estado do Rio de Janeiro, bem como os fatos que motivaram tal contratação”, destacou o relator.
Ele emitiu alerta para que a secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, e o interventor do hospital de Trauma, Lucas Medeiros, se manifestem sobre as irregularidades, bem como das providências adotadas.
“Diante de indícios de malversação de recursos de origem pública, solicita-se que a Administração demonstre, sob pena de responsabilidade solidária, que atuou no sentido de adimplir as determinações estampadas”, ressalta o conselheiro.
Confira a decisão