O governador João Azevedo, do PSB, reuniu sua equipe de auxiliares para tratar do monitoramento da Segurança Pública e apresentar os números que apontam a redução de 24% no número de crimes violentos letais intencionais no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, na Paraíba. Na oportunidade, o chefe do Executivo deixou claro que pretende ampliar esse índice ainda mais. Nós vamos continuar colocando a Paraíba no lugar de destaque, reforçando as ações da área da Segurança Pública, comentou Azevedo.
Um outro ponto importante anunciado foi a redução de 63% no percentual de feminicídios. O secretário de Segurança Pública, Jean Francisco Nunes, atribuiu a redução a intervenções estratégicas executadas pelas polícias Militar e Civil. Disse que a região do Sertão foi identificada com uma tendência de crescimento e que lá foram efetuadas diversas operações de segurança que conseguiram frear os crimes, chegando a um resultado positivo em todo o Estado. Em relação aos feminicídios, que vinham provocando apreensão junto às mulheres, foi destacado que nos três primeiros meses de 2018 houve 30 assassinatos, caindo para 11 casos este ano.
– A Paraíba era conhecida nacionalmente por ser um Estado onde os homens eram agressivos e nós estamos mostrando que essa realidade mudou. Isto é muito importante para nós, em um momento em que o feminicídio está no foco dos debates em todo o país expressou o governador. Os percentuais referentes a outros crimes como roubo a pessoa, roubo de veículos, apreensões de armas e drogas, habitualmente divulgados, desta vez ficaram de fora do anúncio oficial. Entretanto, o governador socialista informou que vai comemorar o centésimo dia de governo, amanhã, anunciando um pacote de medidas na área da Segurança Pública. Uma delas é a instalação de três centros de monitoramento, o que envolverá o trabalho de 18 órgãos do Estado. Teremos um acompanhamento integrado de vários órgãos, a partir de câmeras instaladas em rodovias federais e estaduais e em locais estratégicos das grandes cidades. Em breve também teremos câmeras de reconhecimento facial e o que houver de mais moderno em tecnologia de segurança pública nós iremos buscar, concluiu o governante.
Nonato Guedes