O governador João Azevêdo confirmou, durante o programa Fala, governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a participação no Fórum de Governadores, que irá ocorrer nesta terça-feira (23), em Brasília. No encontro, serão discutidas pautas relacionadas à Reforma da Previdência, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ao Programa Emergencial para Recuperação Fiscal dos Estados.
O chefe do Executivo estadual pontuou sobre a urgência de discutir alternativas para substituir o Fundeb, que tem previsão de acabar no próximo ano. O Fundeb é fundamental para garantir a manutenção da educação para municípios e Estados. A implantação de um outro instrumento para manter essa transferência de recursos é fundamental, avaliou.
Ele também comentou sobre a necessidade da apresentação de um plano emergencial para melhorar a condição econômica dos Estados. Na última reunião com o ministro Paulo Guedes, tivemos um início de discussão, entretanto, não foram definidas as ações que seriam colocadas em prática para socorrer Estados com dificuldades financeiras e nem para os que têm uma condição de estabilidade, como a Paraíba, mas que precisam também receber incentivos para manter os níveis de investimentos, observou.
O gestor ainda destacou a importância da realização dos encontros com a presença de todos os governadores do país. É o momento em que todos os gestores colocam suas demandas e têm um espaço aberto para discutir e tentar garantir o atendimento dos pleitos de seus Estados, afirmou.