O governo da Paraíba deflagrou, hoje, o processo de atualização cadastral de servidores ativos e inativos do Estado. A secretaria de Administração convocou a todos para realizar a atualização, bastando, para isso, acessar o portal do Governo, www.paraiba.pb.gov.br e clicar no link Atualização Cadastral. A secretária da Pasta, Jacqueline Gusmão, informou que o procedimento faz parte de uma adequação ao sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que é o eSocial do governo federal, instituído pelo decreto 8373/2014. Por isso adiantou a titular da Administração todos os servidores, inclusive os que entraram no governo recentemente, devem realizar a atualização cadastral. Somente assim poderemos nos adequar às regras do eSocial e modernizar a estrutura administrativa do Estado.
Os servidores que tiverem alguma dúvida já podem esclarecê-la agora através do canal 0800 083 9800, que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive em horário de almoço. A ligação é gratuita. O processo de atualização cadastral terá duração de um mês. De acordo com a Comunicação do governo, o processo é simples e fácil. Ao acessar o link, o servidor irá digitar os seguintes dados: matrícula, CPF, nome que está no contracheque e o valor do pagamento do mês de abril (valor líquido). Neste campo, onde o servidor irá digitar o valor do pagamento, os números devem incluir os dois dígitos finais (centavos). Um exemplo: se o salário líquido é de R$ R$ 1.530,00, o campo deverá ser preenchido da seguinte forma: 153000.
A secretária Jacqueline Gusmão revelou que a última atualização cadastral na Paraíba foi verificada há dezesseis anos e, portanto, é extremamente importante que todos os servidores realizem o processo pela internet. O governo do Estado também disponibilizará um ambiente virtual de apoio ao servidor no seguinte endereço: www.tiraduvidas.pb.gov.br, no qual será possível consultar informações explicativas acerca de dúvidas frequentes, bem como acessar o vídeo tutorial sobre o preenchimento de dados.
Apesar da Atualização Cadastral ser feita exclusivamente pela internet, os servidores que ainda tiverem questionamentos poderão procurar um dos pontos de atendimentos externos. As equipes da secretaria de Estado da Administração estarão localizadas em pontos centrais e estratégicos como no Centro Administrativo, PBPrev e Espaço Cultural José Lins do Rêgo e ainda nas Casas da Cidadania de Campina Grande, Guarabira, Patos e Itaporanga. As equipes que comparecerão a esses locais estarão fardadas e orientadas a dar todo o suporte ao servidor. É importante realizar o cadastro e garantir o salário de agosto, adverte a secretária de Administração, Jacqueline Gusmão.