Ao participar, ontem, do Encontro de presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste, ocorrido em Salvador (BA), o deputado Adriano Galdino (PSB), dirigente da ALPB, defendeu a unidade dos Parlamentos em defesa da população nordestina. Ele destacou que sete presidentes participaram do Encontro e explicou: Reforçamos a necessidade de união e participação de todos os Legislativos Estaduais Nordestinos na defesa de nossos interesses, conscientes de que os problemas que afligem a população da Região são de natureza comum a todas as unidades.
Os participantes da reunião aproveitaram o ensejo para dar continuidade aos debates que têm sido travados no âmbito do ParlaNordeste, enfocando demandas essenciais para a Região e propondo ações unificadas que resultem em benefícios concretos. Segundo o presidente da Assembleia da Paraíba, mantém-se ativa a agenda periódica que havia sido consensuada para priorizar o fortalecimento do Poder legislativo, além de abrir espaço para a discussão de temas como a reforma da Previdência, a modernização dos meios de comunicação das Casas Legislativas e as ações que possam aproximar a população das esferas decisórias.
Adriano Galdino acrescentou que os preços abusivos das passagens aéreas também foram discutidos, tendo em vista que o fato tem atrapalhado o turismo no Nordeste. Na condição de vice-presidente do ParlaNordeste, Galdino ressaltou que se sente extremamente gratificado por poder oferecer a sua contribuição ao enfoque de demandas que clamam por soluções urgentes, chamando a atenção para o debate recorrente do estabelecimento de um pacto federativo que atenda, concretamente, às aspirações de União, Estados e municípios, promovendo compensações para perdas que têm sido acumuladas ao longo dos anos. O socialista paraibano disse que a ampliação e modernização dos meios de comunicação das Assembleias ocorreu dada a firme convicção de todos quanto à necessidade de uma inserção cada vez mais intensa dos Legislativos na sociedade.
– Isso vai propiciar um controle social mais efetivo e redobra a transparência das atividades dos parlamentares. No que tange ao abuso das passagens aéreas, foram unânimes as declarações de repúdio aos injustificáveis aumentos de valores finalizou.
Nonato Guedes