O deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB da Paraíba, disse, ontem, em João Pessoa, que as crises enfrentadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, do PSL, são encaradas como sinais desalentadores por segmentos influentes da sociedade, mas observou que, de sua parte, ainda espera milagres desse governo, com a aprovação da reforma da Previdência Social e da reforma tributária, lembrando que são reivindicações de pautas antigas que nunca foram executadas em outras gestões, nem mesmo nas do PT. Ruy acompanhou palestra da deputada federal Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, líder do governo Bolsonaro no Congresso, ontem, em João Pessoa, sobre temas da atualidade, como a reforma da Previdência.
Ele admitiu que as revelações feitas envolvendo vazamento de conversas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, quando era juiz, e procuradores da Operação Lava-Jato, num primeiro momento, são desgastantes para o ministro e o governo de Bolsonaro, mas deu a entender que os fatos ainda não estão suficientemente esclarecidos e que se faz importante ouvir a explanação do titular da Justiça, que se prontificou a comparecer tanto à Câmara quanto ao Senado para dar explicações diante de insinuações publicadas pelo site The Interception Brasil. Para Ruy, qualquer pré-julgamento é temerário, tanto mais quando se sabe que há um interesse de petistas e de políticos de outros partidos em desmoralizar a Operação Lava-Jato, que foi um marco na história política-judiciária do Brasil.
A respeito da exoneração de Moro pelo presidente Bolsonaro, o parlamentar paraibano salientou que não há indícios concretos nessa direção e considerou como normal o interesse do presidente Jair Bolsonaro em se inteirar de episódios que supostamente tenham ocorrido, até porque continua comprometido com o combate à corrupção, que, a seu ver, é prioridade nacional. Ruy foi um dos subscritores do requerimento com pedido de informações enviado em abril ao Ministério da Economia para que o Congresso Nacional tivesse conhecimento de microdados da Previdência. Observa que a revelação dos microdados foi essencial para o convencimento do relator da reforma em manter os benefícios do BPC e da aposentadoria rural no seu parecer.
O deputado Ruy Carneiro, que aproveita os festejos juninos para intensificar contatos com as bases políticas em vários municípios da Paraíba, salientou que a grande maioria da população brasileira é favorável a uma reforma na Previdência Social e considera que os protestos verificados na semana passada em diversas Capitais e cidades contra o projeto da nova Previdência tiveram motivações partidárias, aludindo à mobilização constante dos opositores do governo Bolsonaro para desgastá-lo. Mas, no fundo, o cidadão médio brasileiro endossa a urgência da reforma do sistema previdenciário, cujo colapso tem sido uma das fontes geradoras de crises que têm se acumulado ao longo dos anos, frisou.
Ruy Carneiro concluiu asseverando que o Congresso não ficará na contramão das aspirações da maioria da sociedade quando da aprovação de pontos essenciais da reforma previdenciária.
Por Nonato Guedes