A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba formalizou o lançamento, ontem, de uma plataforma online para denunciar esquemas de corrupção e ao mesmo tempo abrir um canal de diálogo direto com a população. Intitulado A Oposição Não Cala, o site será utilizado ainda para divulgar as ações de iniciativa dos parlamentares do bloco no Legislativo estadual. O líder da bancada, deputado Raniery Paulino, do MDB, explicou que a plataforma coincide com o recesso para mostrar à população paraibana que o canal será perene e constante mesmo durante a interrupção regimental dos trabalhos na Casa de Epitácio Pessoa.
E adiantou Raniery: A função típica do Parlamento é a de fiscalizar os atos do Executivo e é isto que nós estamos buscando. A atuação se faz de forma propositiva. Há temas tabus na Assembleia Legislativa que não têm sido discutidos como a Operação Calvário, porque não há espaço concreto para tanto. Mas esse canal não irá se resumir a uma plataforma de denuncismo, pelo contrário, conterá proposições, alternativas, em favor da sociedade. Temos uma bancada extremamente heterogênea com defesa de temas como Saúde, Segurança Pública, Educação, Mulheres, Empreendedorismo. Sendo assim, nosso campo de trabalho será bem amplo, sem falar que alguns dos tema são interligados entre si.
A deputada Paula Francinete (Doutora Paula), do PP, destacou que a oposição está engajada à mobilização para mudar a estrutura do sistema político paraibano. Não podemos nos calar diante de tantos desvios de recursos públicos. Não estamos aqui para realizar caça às bruxas mas vamos fiscalizar e denunciar o que está errado na Paraíba, em todas as esferas. Também não só denunciar; temos a obrigação de apresentar soluções para os problemas, alertou a deputada. Já Camila Toscano, do PSDB, disse que essa é uma nova forma de comunicação, sem maquiagem. Pretendemos trazer a realidade da Paraíba. O que se verifica neste momento é a união de onze deputados comprometidos com a filosofia de falar no mesmo canal, permitindo a interação dos paraibanos com seus representantes. Também poderemos ir aos municípios em que forem constatados problemas, para constatar in loco o que está ocorrendo, salientou a deputada.
O deputado Tovar Correia Lima, do PSDV, chamou a atenção para a necessidade de se expor o que acontece na Paraíba, a exemplo da chamada Operação Calvário. Agora teremos um ambiente democrático para que se possa receber críticas e sugestões. Estamos dispostos a avançar no diálogo democrático, não estamos preocupados em fazer oposição pura e simples ao governador do Estado, pontuou Tovar. Eduardo Carneiro, do PRTB, que igualmente faz parte do bloco de oposição, ponderou que o sentimento que une os deputados do agrupamento é o de disponibilizar para a sociedade mais uma ferramenta onde ela possa se manifestar e identificar demandas urgentes ou cruciais. É também importante que a população tenha uma ligação maior com os deputados de oposição, fazendo suas denúncias e reclamações acentuou.
Nonato Guedes