A primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, não desiste de influenciar em decisões que contemplem causas que ela abraçou como bandeiras, e seu campo de ação se dá tanto dentro do governo do marido, Jair, convencendo ministros e auxiliares a encamparem propostas, como a nível de Congresso, palco da votação da reforma da Previdência Social. Ainda agora, a primeira-dama, segundo informa o colunista Robson Bonin, na revista Veja, anda fazendo lobby para incluir na reforma da Previdência o direito ao acúmulo de benefícios para famílias que tiverem mais de um filho com deficiência ou portador de doença rara. Ao que se apurou, o relator da reforma, Samuel Moreira, resiste à investida de Michelle.
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro mencionou a influência exercida por sua mulher em questões importantes, na área social e de saúde, e admitiu que determinou mudanças no texto atendendo a apelos ou gestões de Michelle. A primeira-dama tem roubado a cena desde a posse do marido, quando expressou sentimentos que foram traduzidos por uma intérprete versada em Libras, a linguagem de sinais usada pelos deficientes auditivos. Michelle é fluente em Libras e chegou a se unir à deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo, para deflagrar projetos em prol dos mais necessitados.
Antes da investidura do marido na presidência da República, Michelle confirmou numa entrevista coletiva sua intenção de atuar de forma mais marcante na área social. Isto foi dito após um encontro de transição que ela tivera com Marcela Temer, mulher do então presidente Michel Temer (MDB), no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ao explicar melhor o propósito de atuar na área social, Michelle ressaltou: Era algo que eu já fazia antes de me casar com o Jair. Eu tenho um chamado para ação social. É algo que Deus colocou na minha vida, no meu coração. Michelle vivia numa casa na região de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, antes de conhecer, se casar com Jair Bolsonaro e se mudar para o Rio de Janeiro, onde mantêm residência. Apesar da importância e visibilidade que conquistou com a eleição do marido, não aderiu ao deslumbramento. É uma mulher decidida nos objetivos que persegue. Ela se abalou, já como primeira-dama, de Brasília para a cidade paraibana de Campina Grande, a fim de conhecer de perto projetos executados pela administração do prefeito Romero Rodrigues, ex-PSDB, atual PSD, no campo da assistência a crianças portadoras de deficiência.
Nonato Guedes