O deputado federal Túlio Gadêlha Sales de Melo (PDT-PE) ganhou projeção nacional em 2017 ao começar a namorar a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, da TV Globo, que então rompera um casamento de 26 anos com William Bonner, editor-chefe e âncora do Jornal Nacional, que dividiu bancada por muito tempo com Fátima, há sete anos apresentando o programa de variedades Encontro, pela manhã, de segunda a sexta-feira, também na Globo. Nas eleições de 2014, Túlio tentou uma vaga na Câmara Federal mas obteve apenas 3.495 votos. Em 2018, finalmente, assegurou mandato titular, com 75.642 votos. Contou com doação financeira, registrada de acordo com a lei, feita por Fátima Bernardes e por familiares dela.
26 anos mais novo que Fátima Bernardes (nasceu a 12 de novembro de 1987), Túlio Gadêlha tinha em seu perfil a profissão de consultor, mas também é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, não tendo recebido o título de advogado por não haver se submetido ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi presidente do Instituto de Terras de Pernambuco, Iterpe e dirigente da União Nacional de Estudantes UNE, no Estado, além de presidente da Juventude Socialista do PDT. Depois de ter deslanchado na política, que sempre foi uma de suas paixões, cogita ir mais longe, e tenta viabilizar sua candidatura a prefeito do Recife nas eleições do próximo ano. Para tanto, conta com o irrestrito aval do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que foi candidato a presidente da República em 2018 e é uma das figuras de proa do pedetismo em âmbito nacional.
Túlio Gadêlha sempre demonstrou atração pelos holofotes. Acampou em Brasília, como ativista político, desfraldando bandeiras de Fora Temer e por eleições diretas-já, por ocasião do impeachment de Dilma Rousseff (PT), a que se seguiu a ascensão do emedebista Michel Temer, por ser vice dela. Também é radical na oposição a medidas do governo do presidente Jair Bolsonaro e na resistência à privatização da Petrobras, que considera um patrimônio intocável da sociedade brasileira. O raio de atuação política de Túlio Gadêlha é vasto ele apoia, por exemplo, campanhas como Outubro Rosa, idealizada pelas mulheres como estratégia de informação para prevenção do câncer de mama. Num primeiro perfil que esboçou a seu respeito, a revista Veja lembrou que Túlio gosta, também, de surfe costuma pegar ondas em praias famosas do litoral pernambucano. Na Câmara, ele é vice-líder da minoria, integra Comissões Permanentes e não esconde sua admiração por Leonel Brizola, uma das figuras legendárias da política brasileira, que combateu o regime militar de 1964, foi exilado e teve os direitos políticos cassados.
Ao passar a namorar Fátima Bernardes, Túlio Gadêlha tornou-se celebridade de destaque em revistas de variedades e sites de entretenimento, inclusive, por estar sempre gerando notícias, ao postar, em redes sociais, fotos de passeios com a apresentadora do Encontro, imagens de momentos de carinho entre os dois e mensagens afetivas e até poéticas em datas comemorativas, importantes para o casal. Recentemente, no transcurso dos sete anos de apresentação do Encontro, Túlio Gadêlha postou uma mensagem emocionada parabenizando a namorada ilustre. O envolvimento dos dois possibilitou a Fátima conhecer melhor as riquezas e o folclore da região Nordeste e isto tem pautado alguns dos temas de suas matérias ou entrevistas no programa que pilota com audiência nas manhãs da programação da Globo. William Bonner, que divide a bancada do JN com Renata Vasconcellos, enquanto isso, está namorando a fisioterapeuta Natasha Dantas e, vez por outra, deixa-se fotografar com ela até em compras em supermercados.
Fátima Gomes Bernardes Bonemer nasceu no dia 17 de setembro de 1962 no bairro de Vaz Lobo, na cidade do Rio de Janeiro. Interessou-se em estudar balé aos sete anos de idade. A opção pelo jornalismo veio com o objetivo de tornar-se crítica de doença formou-se, então, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou na carreira jornalística no ano de 1983 no jornal O Globo como repórter de um caderno regional. Fez o curso de telejornalismo da própria Globo em 87 e, aprovada, ingressou na Rede Globo de Televisão, em pouco tempo passando a apresentar o RJTV, depois o Jornal da Globo em parceria com Eliakim Araújo e, enfim, dividindo bancada com William Bonner no Jornal Nacional, registrando passagens pelo Fantástico. O casal se tornou pai de trigêmeos e foi destaque na cobertura da emissora em Copa do Mundo como enviada especial. Fátima é detentora de uma coleção de estatuetas do prêmio Melhores do Ano, do Domingão do Faustão. O programa Encontro com Fátima Bernardes estreou no dia 25 de junho de 2012. Uma frase predileta de Fátima: Que bom que treinei o autocontrole. Senão daria vontade de deitar no chão e chorar. Em tom de blague, internautas dizem aguardar o momento em que Bonner noticiará fatos da atuação de Túlio Gadêlha como deputado federal em Brasília.
Nonato Guedes