Parlamentares de pelo menos dois partidos, o Partido Socialista Brasileiro, PSB, e o Partido Democrático Trabalhista, PDT, estão debaixo de ameaça de expulsão caso votem favoravelmente ao projeto de reforma da Previdência que o governo do presidente Jair Bolsonaro tenta aprovar a partir de hoje na Câmara dos Deputados. No PDT, a deputada federal paulista Tábata Amaral, que tem se destacado pela defesa de pautas da Educação, recebeu ameaças de expulsão por infidelidade por se manifestar favorável à reforma. O PSB fechou questão, por sua vez, contra a matéria e o primeiro a ser expulso por discordar da orientação foi o senador Jorge Kajuru, de Goiás.
O deputado federal Felipe Carreras, de Pernambuco, corre o risco de ser o segundo filiado a ser expulso da agremiação socialista. Carreras já declarou que votará a favor da proposta do governo. Se ele tiver que sair do PSB, deverá abrir caminho para o filho do ex-governador Eduardo Campos, falecido em acidente aéreo em São Paulo, o também deputado federal João Campos, ser alçado ao papel de candidato a prefeito do Recife. João Campos é jovem e considerado herdeiro legítimo de Eduardo, que estava em plena decolagem da campanha a presidente da República quando morreu em desastre, um dia após ser entrevistado na bancada do Jornal Nacional, no Rio de Janeiro.
A disputa pela prefeitura do Recife no próximo ano já movimenta lideranças políticas de diferentes partidos, a exemplo da deputada Marília Arraes e do deputado federal Túlio Gadêlha, este, do PDT, que se tornou celebridade após começar a namorar a apresentadora Fátima Bernardes, do programa Encontro, da TV Globo, ex-mulher do apresentador William Bonner, do Jornal Nacional da mesma emissora. A candidatura de Túlio já foi admitida publicamente pelo ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, da cúpula nacional do PDT, que foi candidato a presidente da República em 2018. Ciro frisou que a estratégia da agremiação criada por Leonel Brizola é a de lançar candidaturas com potencial a prefeito nas principais capitais brasileiras.
Nonato Guedes