Embora o ex-governador Ricardo Coutinho seja tido como o candidato preferencial, dentro do PSB, e junto a partidos aliados, para concorrer à prefeitura de João Pessoa no próximo ano, o nome do deputado federal Gervásio Maia mantém-se em evidência como alternativa para substituir RC no páreo se este decidir não concorrer. O próprio ex-governador voltou a reiterar, em entrevista em Bananeiras, esta semana, que não impõe seu nome e considera-se um dos responsáveis pelo incentivo a valores emergentes na disputa eleitoral, daí não descartar outras opções, inclusive, a do lançamento do deputado Gervásio Maia, que está no primeiro mandato na Câmara, depois de atuar na Assembleia Legislativa, que chegou a presidir.
O pai do deputado socialista, Gervásio Bonavides Mariz Maia, já falecido, foi secretário de Finanças da administração Ricardo Coutinho na prefeitura, atuando como uma espécie de xerife e recebeu elogios de Coutinho pelo seu desempenho, responsável, segundo afirmou, pelo equilíbrio das contas da prefeitura. Junto à maioria socialista, há um consenso de que Ricardo é o melhor nome para representar o PSB no pleito vindouro, pela densidade que tem e pelo trabalho empreendido nas duas vezes em que assumiu a prefeitura de João Pessoa, além das intervenções efetuadas na Capital, em benefício da população, quando governador da Paraíba, também, por duas vezes. Mas Ricardo tem insistido em dizer que o seu propósito é o de colaborar para o fortalecimento da legenda, mediante estratégia de prestigiamento a outras lideranças.
O atual governador, João Azevêdo, já manifestou a opinião de que, se Ricardo desejar postular a prefeitura, terá integral apoio da sua parte. Na semana passada, Coutinho anotou uma vitória no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, quando o desembargador José Ricardo Porto, relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral Aije, sobre o Empreender PB, entendeu que não houve irregularidades por parte de RC quanto à utilização do programa para fins eleitoreiros, com vistas a beneficiar sua reeleição em 2014. A Aije foi impetrada pelo Ministério Público e pela coligação encabeçada pelo tucano Cássio Cunha Lima, que comentou a posição do relator lamentando que a Justiça, na Paraíba, tarde e falhe.
Na condição de presidente do diretório regional do PSB na Paraíba, Ricardo Coutinho está organizando um calendário de encontros e de contatos políticos nas mais diferentes regiões, para avaliar o potencial do partido em termos de lançamento de candidaturas próprias a prefeitos municipais. Ele opera, por extensão, na costura de alianças com partidos distintos, avaliando as conjunturais e cenários locais. O Partido dos Trabalhadores é encarado como um parceiro preferencial do PSB para a disputa, a partir de João Pessoa, mas Ricardo enfatizou que vai respeitar as estratégias de cada agremiação que integre o arco de apoio político ao governo de João Azevêdo.
Nonato Guedes