O ex-prefeito de Cabedelo, José Régis, morreu no início da tarde de hoje, terça-feira, 16, durante a realização de uma angioplastia no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa. Familiares disseram que na manhã de hoje Régis aparentava estar normal, mas teve um infarto fulminante e não resistiu. Nas eleições suplementares recentemente realizadas para escolha do prefeito, em virtude da cassação do então titular, Wellington Viana, Leto, preso no bojo da Operação Xeque-Mate, a mulher de José Régis, Eneida, disputou o páreo que, no entanto, acabou sendo ganho pelo prefeito interino Victor Hugo Castelliano, investido após a prisão de Leto e a morte do vice-prefeito da cidade portuária.
Nas últimas horas o Ministério Público da Paraíba emitiu parecer favorável à concessão de liberdade para os réus implicados na Operação Xeque-Mate que ainda estão presos, com exceção do empresário Roberto Santiago, proprietário do Manaíra Shopping, que estaria envolvido na compra do mandato do ex-prefeito José de Lucena Filho, Luceninha, para favorecer a ascensão de Wellington Leto Viana à titularidade. Os pareceres foram remetidos ao juiz Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, da Primeira Vara da Comarca de Cabedelo.
O entendimento do órgão foi o de que, passada a fase da instrução, por coerência, não haveria como se opor à soltura. Com isso, em caso de posição favorável do magistrado, eles deverão ter arbitradas restrições como recolhimento domiciliar no período noturno (22h às 6h do dia seguinte); não se ausentar dos limites da comarca de Cabedelo e João Pessoa sem autorização judicial e não frequentar bares e casas de jogos de azar. O rito segue o mesmo procedimento adotado em relação ao réu Inaldo Figueiredo Silva, que prestou depoimento na segunda audiência promovida pelo juiz e que foi posto em liberdade na semana passada. Ele foi o primeiro entre os réus ouvidos pela Justiça. Os demais pediram prazo para acesso a depoimentos dos réus colaboradores, aqueles relacionados a processos diversos do destinado à denúncia de organização criminosa. Poderão ser beneficiados com a medida o ex-prefeito Wellington Vianna, Leila Maria Viana do Amaral, Antonio Bezerra do Vale Filho, Lúcio José do Nascimento Araújo e Tércio de Figueiredo Dornellas Filho. Da parte do empresário Roberto Santiago, foi impetrado por sua defesa pedido de relaxamento de prisão. Os advogados do constituinte ainda aguardam que isto venha a ocorrer o mais breve possível.