O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), está sendo cobiçado por partidos como o Avante, interessados em reforçar quadros para as futuras eleições municipais e até estaduais. Ontem, o deputado Genival Matias, presidente estadual do Avante, confirmou ter feito convite a Galdino, afirmando que além de ser seu amigo ele é um grande nome para compor a representação de qualquer agremiação. Estamos investindo no fortalecimento do nosso partido, que já conta com a segunda maior bancada na Assembleia e acredito que em breve teremos Adriano como o mais novo deputado do Avante, ressaltou ele.
Genival Matias foi um dos principais articuladores que se empenhou pela ascensão de Galdino ao comando do Poder Legislativo Estadual pelos próximos quatro anos. Segundo deputado estadual mais votado e terceiro da Paraíba, Adriano recebeu 45.656 votos e já presidira a Assembleia na gestão que antecedeu a de Gervásio Maia, hoje deputado federal pelo PSB. O parlamentar é cobiçado pela sua experiência, pela projeção que vem adquirindo no cenário estadual e pela capacidade de diálogo que, conforme colegas da Mesa Diretora, tem contribuído para descascar abacaxis, inclusive, na relação com o Poder Executivo estadual. Recentemente, o dirigente da ALPB intermediou com êxito junto ao governador João Azevêdo solução que garantiu a continuidade do repasse do duodécimo para os poderes constituídos do Estado, em bases aceitáveis e reivindicadas pelos seus dirigentes.
Aliados do presidente da Assembleia, ao comentar seu perfil, destacam o poder que ele tem nas mãos para ajudar ou dificultar a vida de um governador e mencionam a característica de Adriano de atuar de forma colegiada, descentralizando decisões e auscultando democraticamente seus colegas de Mesa Diretora. No processo para eleição da Mesa da ALPB concernente a dois biênios, o primeiro deles instalado em janeiro de 2019, Galdino, depois de eleito para o atual período, foi surpreendido com o lançamento do seu nome para o segundo biênio, feito pelo deputado Tião Gomes e acolhido pela maioria. Com isso, foi preterido o ex-líder do governo Ricardo Coutinho, Hervázio Bezerra, também do PSB, que desejava presidir a Assembleia e tinha a simpatia de Coutinho e do atual governador João Azevêdo. Em termos administrativos, Adriano Galdino tem surpreendido com o seu dinamismo e com o papel decisivo que desempenha para agilizar votações de interesse público no âmbito da Casa de Epitácio Pessoa.
Na hipótese de Galdino concordar em se filiar ao Avante, o deputado Genival Matias estima que haverá efeito colateral favorável com adesões de outros parlamentares, tornando o partido detentor da maior bancada na Assembleia Legislativa. Como via de consequência, o PSB sairia enfraquecido, depois de ter feito um esforço hercúleo para ampliar sua bancada no pleito de 2018 e de ter conseguido eleger seu primeiro deputado federal pela Paraíba. Versões sinalizam que Genival teria chegado a oferecer a presidência estadual do Avante a Galdino, que é conhecido pela defesa da soberania parlamentar mas que não tem dificuldades em se compor com o governador, quando julga necessário. Ele foi, por exemplo, um dos subscritores do manifesto de dirigentes de Assembleias do Nordeste, solidarizando-se com os governadores João Azevêdo (Paraíba) e Flávio Dino (PCdoB-Maranhão) em face dos ataques que lhes foram feitos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, do PSL.
Nonato Guedes