Em discurso, ontem, em Vitória da Conquista, na Bahia, onde inaugurou o aeroporto Glauber Rocha, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou ter determinado aos seus ministros que não deixem obras paradas pelo país. Obras eleitoreiras não acontecerão mais a partir do meu governo. Vamos concluir as obras, enfatizou. O novo aeroporto foi inaugurado em meio a uma polêmica pela paternidade da obra, travada entre o presidente e o governador da Bahia, Rui Costa, do PT. O gestor baiano mostrou-se descontente com o formato da festa de inauguração, restrito a 600 convidados, sendo 500 deles escolhidos pela Presidência da República, e decidiu não comparecer ao ato, tendo vetado a participação da Polícia Militar da Bahia na segurança do evento. Apesar da expectativa de tensão, não houve conflitos.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, do DEM, prestigiou a cerimônia e até discursou, indo de encontro ao protocolo que previa apenas discursos de autoridades locais e membros do governo federal. Bolsonaro, que tem se envolvido em polêmicas com governadores de Estados nordestinos, como João Azevêdo, da Paraíba (PSB) e Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, disse que ama o Nordeste. Eu amo o Nordeste; afinal de contas, a minha filha tem em suas veias o sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, no Ceará, salientou, procurando dissipar as insinuações de que comete preconceito e discriminação contra esta região. À vontade, o presidente usou um chapéu de vaqueiro, fez coração com as mãos, ergueu nos braços um homem com deficiência e mandou um abraço para os nordestinos e um beijo para as nordestinas.
No domingo, o presidente comentou que não havia constrangimento em sua visita à Bahia, após criticar alguns governadores do Nordeste na semana passada. Em conversa com jornalistas, afirmou que o Nordeste é sua terra. Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisões entre nós, por sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo, uma só raça, um só ideal e um só objetivo: colocar esse grande país no lugar de destaque que ele merece, frisou. Bolsonaro destacou que o novo aeroporto trará muitos benefícios para a região com o incremento do turismo. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a obra é essencial para a conectividade do Estado da Bahia. Teata-se da maior obra da aviação regional do Brasil, pontuou.
Da Redação, com agências