Após ser afastada do SBT Brasil, telejornal que comanda há oito anos, a jornalista paraibana Rachel Sheherazade manifestou-se na madrugada de sábado em uma de suas redes sociais, publicando uma foto com a boca selada com fitas adesivas, dando a entender que estaria sendo impedida de opinar. Na legenda, ela colocou um trecho da música Cálice, de Chico Buarque de Holanda, composta à época da ditadura militar. Afasta de mim esse cale-se, escreveu a loira. De acordo com o UOL, Sheherazade pode não ter seu contrato renovado pelo SBT. Ela foi afastada da emissora na última sexta-feira, 8, e tem sido atacada por eleitores do presidente Jair Bolsonaro, incomodados com suas opiniões críticas externadas no You Tube.
De acordo com a versão do SBT, a jornalista teria tirado uma folga e, por isso, não apresentou o jornal. Na opinião, Solange Boulos dividiu a bancada com Carlos Nascimento. Além disso, no mesmo dia, Rachel também anunciou sua saída do Twitter, onde emitia opiniões contra o capitão reformado do Exército que está na presidência da República. Caros amigos, por motivo de força maior, desativei temporariamente a minha conta no Twitter. Muito amor a todos vocês, escreveu. Enquanto isso, o apresentador e dono do SBT, Sílvio Santos, cancelou as gravações na emissora por problemas de saúde. Aos 88 anos, ele voltou a ser vítima de uma forte gripe e de problemas com a voz. Com isso, acabou cancelando as duas gravações que tinha nesta semana após pegar um forte resfriado. O dono do baú teria até perdido a voz e resolveu tirar o restante da semana para descansar e se recuperar. Amigos próximos dizem que Sílvio está bem e voltará a gravar o Programa Sílvio Santos na próxima terça-feira, 13.
Em relação a Rachel Sheherazade, seu futuro no SBT é tido como incerto depois que a paraibana irritou Sílvio Santos, que estaria cogitando não renovar seu contrato, a expirar em outubro. As opiniões políticas que ela emite na internet, especialmente em seu YouTube, têm motivado uma campanha contra sua permanência na emissora. Fontes do Notícias da TV disseram que Sílvio fará um rodízio das jornalistas na bancada do SBT Brasil para definir qual delas apresenta um melhor entrosamento com Carlos Nascimento e agrada mais ao público. A escolhida deverá ocupar o posto de Rachel caso ela seja efetivamente desligada.
A primeira a entrar no rodízio foi a repórter Solange Boulos, que já substituiu Sheherazade aos sábados na bancada do SBT Brasil. Solange caiu nas graças de Sílvio após ser escalada às pressas para substituir Mara Maravilha no sofá do Fofocalizando em julho do ano passado. O patrão gostou do desempenho da jornalista e pediu sua promoção ao time de plantonistas do principal telejornal da casa. Carolina Aguaidas e Kallyna Sabino também serão testadas. O Notícias da TV antecipou, em março, que a CNN Brasil está interessada na contratação de Rachel Sheherazade. Caso deixe o SBT, onde trabalha desde 2011, antes do fim do acordo, ela terá que pagar uma multa.
Nonato Guedes, com agências