A comunidade acadêmica do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reuniu, na tarde desta terça-feira (13), para homenagear a instituição pelos 70 anos da criação do primeiro curso de Direito do estado. A solenidade, realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi uma propositura do vereador Lucas de Brito (PV) e celebrou a entrega da Comenda de Honra ao Mérito pelos 30 anos da criação do CCJ na universidade.
O reconhecimento foi ofertado pelas relevantes contribuições sociais e acadêmicas do Centro à Paraíba e recebido pelo diretor do CCJ, Fredys Orlando Sorto. “É com muito prazer e agradecimento que vejo a Câmara Municipal reconhecer a importância que tem a Faculdade de Direito e o Centro de Ciências Jurídicas, por todos os relevantes serviços que ele presta, sendo responsável pela formação da maior parte dos quadros da administração do estado. Nosso curso é um dos melhores cursos de Direito do Brasil”, comemorou.
Fredys Sorto ainda lembrou os demais cursos oferecidos na área, como os mestrados em Direito Econômico e em Direitos Humanos, e o único doutorado em Direito do estado. “Este é um evento extremamente importante e queremos que a sociedade saiba que este trabalho tem feito um diferencial na formação de intelectuais”, acrescentou o diretor do CCJ.
Para o autor da propositura, a homenagem foi mais do que merecida. “Quando a gente faz uma homenagem à Faculdade de Direito, fazemos uma homenagem a esse espaço de ensino jurídico, do templo do Direito e ao próprio Direito, por reconhecer nele, como dizia Flóscolo da Nóbrega, essa obra humana de engenharia social”, disse Lucas de Brito.
Os trabalhos foram secretariados pelo vereador Bruno Farias (PPS); pela professora do Departamento de Direito Público, Anne Augusta Alencar; pelo vice-coordenador do curso de Direito, Adaumirton Dias Lourenço; e pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Fábio Bezerra dos Santos.